Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ATXN9W
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Softwares de análise acústica como ferramenta pedagógica no ensino do canto |
Autor(es): | Greyce Ornelas Viana Teixeira |
primer Tutor: | Maria Betania Parizzi Fonseca |
primer Co-tutor: | Mauricio Freire Garcia |
primer miembro del tribunal : | Felipe de Oliveira Amorim |
Segundo miembro del tribunal: | Walenia Marilia Silva |
Tercer miembro del tribunal: | Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
Resumen: | Esse trabalho é uma pesquisa de caráter exploratório, onde testamos a utilização do software Overtone Analyser como ferramenta pedagógica para visualização de aspectos técnicos vocais em aulas de canto lírico em uma universidade brasileira. A pesquisa foi realizada em ambiente controlado, ou seja, em um laboratório. Sete sopranos e uma professora de canto de ensino superior utilizaram o software de análises acústicas em dois vocalises, buscando visualizar três aspectos técnico vocais: (1) qualidade vocal; (2) regularidade do vibrato, e (3) quebra da voz nas passagens de registro. Cada um destes trechos foi cantado e averiguado em três diferentes situações de execução: (1) sem o feedback visual e sem a orientação do professor; (2) com o feedback visual, mas sem orientação do professor; (3) com o feedback visual e com a orientação do professor. Os resultados apontam melhorias na performance das cantoras com o feedback visual, principalmente com o auxilio do professor. As sopranos mais experientes obtiveram melhores resultados com a utilização do software, o que foi confirmado pela literatura. Concluiu-se que os conhecimentos sobre acústica e fisiologia da voz são imprescindíveis na utilização desse tipo de ferramenta, que se mostrou bastante útil na visualização e melhoria dos aspectos técnico vocais trabalhados. |
Abstract: | This present work presents an exploratory research whose objective is to investigate how acoustic analysis softwares can act as pedagogical tool in lyric singing lessons in a Brazilian institution of higher education. The research used an exploratory methodology, in controlled environment, that is, in a laboratory. Seven sopranos and a singing teacher used the acoustic analysis software in two vocalizes to visualize three vocal technical aspects: (1) vocal quality; (2) regularity of the vibrato, and (3) breaking in the vocal registers. Each of these excerpts was sung and investigated in three different situations: (1) without visual feedback and without the guidance of the teacher; (2) with visual feedback, but without teacher's guidance; (3) with visual feedback and teacher guidance. The results point to improvements in the performance of the singers with visual feedback, mainly with the help of the teacher. The most experienced sopranos obtained better results with the use of the software, which was confirmed by the literature. The knowledge about acoustic and physiology of the voice is essential in the use of this kind of tool, which has proved to be very useful in visualizing and improving the vocal technical aspects worked. |
Asunto: | Voz Educacao Musica Canto Instrução e ensino Acústica musical |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ATXN9W |
Fecha del documento: | 20-sep-2017 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o___greyce_ornelas.pdf | 13.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.