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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Softwares de análise acústica como ferramenta pedagógica no ensino do canto
Autor(es): Greyce Ornelas Viana Teixeira
Primeiro Orientador: Maria Betania Parizzi Fonseca
Primeiro Coorientador: Mauricio Freire Garcia
Primeiro membro da banca : Felipe de Oliveira Amorim
Segundo membro da banca: Walenia Marilia Silva
Terceiro membro da banca: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Resumo: Esse trabalho é uma pesquisa de caráter exploratório, onde testamos a utilização do software Overtone Analyser como ferramenta pedagógica para visualização de aspectos técnicos vocais em aulas de canto lírico em uma universidade brasileira. A pesquisa foi realizada em ambiente controlado, ou seja, em um laboratório. Sete sopranos e uma professora de canto de ensino superior utilizaram o software de análises acústicas em dois vocalises, buscando visualizar três aspectos técnico vocais: (1) qualidade vocal; (2) regularidade do vibrato, e (3) quebra da voz nas passagens de registro. Cada um destes trechos foi cantado e averiguado em três diferentes situações de execução: (1) sem o feedback visual e sem a orientação do professor; (2) com o feedback visual, mas sem orientação do professor; (3) com o feedback visual e com a orientação do professor. Os resultados apontam melhorias na performance das cantoras com o feedback visual, principalmente com o auxilio do professor. As sopranos mais experientes obtiveram melhores resultados com a utilização do software, o que foi confirmado pela literatura. Concluiu-se que os conhecimentos sobre acústica e fisiologia da voz são imprescindíveis na utilização desse tipo de ferramenta, que se mostrou bastante útil na visualização e melhoria dos aspectos técnico vocais trabalhados.
Abstract: This present work presents an exploratory research whose objective is to investigate how acoustic analysis softwares can act as pedagogical tool in lyric singing lessons in a Brazilian institution of higher education. The research used an exploratory methodology, in controlled environment, that is, in a laboratory. Seven sopranos and a singing teacher used the acoustic analysis software in two vocalizes to visualize three vocal technical aspects: (1) vocal quality; (2) regularity of the vibrato, and (3) breaking in the vocal registers. Each of these excerpts was sung and investigated in three different situations: (1) without visual feedback and without the guidance of the teacher; (2) with visual feedback, but without teacher's guidance; (3) with visual feedback and teacher guidance. The results point to improvements in the performance of the singers with visual feedback, mainly with the help of the teacher. The most experienced sopranos obtained better results with the use of the software, which was confirmed by the literature. The knowledge about acoustic and physiology of the voice is essential in the use of this kind of tool, which has proved to be very useful in visualizing and improving the vocal technical aspects worked.
Assunto: Voz Educacao
Musica
Canto Instrução e ensino
Acústica musical
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ATXN9W
Data do documento: 20-Set-2017
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