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http://hdl.handle.net/1843/AAGS-BC6GSU
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O Jogo Musical COBRA (1984) de John Zorn: reflexões sobre sua história e prática |
Autor(es): | Felipe Jose Oliveira Abreu |
primer Tutor: | Sergio Freire Garcia |
primer miembro del tribunal : | Marco Antonio Farias Scarassatti |
Segundo miembro del tribunal: | Fernando de Oliveira Rocha |
Tercer miembro del tribunal: | Cesar Marino Villavicencio Grossmann |
Resumen: | O objetivo principal desta pesquisa é descrever o funcionamento e o processo de aprendizagem do jogo musical Cobra, de John Zorn, uma composição experimental e aberta que utiliza processos de livre improvisação, finalizada em 1984. Através da realização de duas montagens práticas ao longo de dois anos, nos apropriamos desta obra sob diferentes enfoques, abarcando seu potencial improvisatório, composicional e performático. No jogo, placas e sinais entre os músicos são utilizados para articular uma série de modos de improvisação, cada qual com suas próprias regras. Surgindo das interações/relações entre os músicos, cada versão do jogo é única, podendo ter qualquer duração/instrumentação e sendo sempre uma criação coletiva. A dissertação descreve criticamente esse aprendizado, incluindo uma breve abordagem histórica da improvisação (capítulo 1) e da trajetória composicional de Zorn e seus game pieces (capítulo 2), seguida de uma descrição detalhada do jogo Cobra e de reflexões suscitadas em sua montagem. |
Abstract: | The main goal of this research is to describe the operation and the learning process of the game piece Cobra, an experimental and open composition using free improvisation, developed by John Zorn in 1984. By conducting two practical assemblies in the course of two years, Ive got into the piece under different approaches, encompassing its improvisational, compositional and performatic potentials. The game uses cards and signs among the musicians to articulate series of improvisational systems, each one with its own rules. Emerging from interactions/relationships between musicians, each version of the game is unique and can have any length or instrumentation, always being a collective creation. The dissertation describes this learning process critically, including a brief historical approach of improvisation (chapter 1) and of Zorns compositional trajectory and his game pieces (chapter 2), followed by a detailed description of the piece Cobra and by reflexions raised by its practical assembly. |
Asunto: | Musica Composição musical por computador Jogos musicados Improvisação (Música) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-BC6GSU |
Fecha del documento: | 9-dic-2013 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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