Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-BC6GSU
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O Jogo Musical COBRA (1984) de John Zorn: reflexões sobre sua história e prática
Autor(es): Felipe Jose Oliveira Abreu
Primeiro Orientador: Sergio Freire Garcia
Primeiro membro da banca : Marco Antonio Farias Scarassatti
Segundo membro da banca: Fernando de Oliveira Rocha
Terceiro membro da banca: Cesar Marino Villavicencio Grossmann
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é descrever o funcionamento e o processo de aprendizagem do jogo musical Cobra, de John Zorn, uma composição experimental e aberta que utiliza processos de livre improvisação, finalizada em 1984. Através da realização de duas montagens práticas ao longo de dois anos, nos apropriamos desta obra sob diferentes enfoques, abarcando seu potencial improvisatório, composicional e performático. No jogo, placas e sinais entre os músicos são utilizados para articular uma série de modos de improvisação, cada qual com suas próprias regras. Surgindo das interações/relações entre os músicos, cada versão do jogo é única, podendo ter qualquer duração/instrumentação e sendo sempre uma criação coletiva. A dissertação descreve criticamente esse aprendizado, incluindo uma breve abordagem histórica da improvisação (capítulo 1) e da trajetória composicional de Zorn e seus game pieces (capítulo 2), seguida de uma descrição detalhada do jogo Cobra e de reflexões suscitadas em sua montagem.
Abstract: The main goal of this research is to describe the operation and the learning process of the game piece Cobra, an experimental and open composition using free improvisation, developed by John Zorn in 1984. By conducting two practical assemblies in the course of two years, Ive got into the piece under different approaches, encompassing its improvisational, compositional and performatic potentials. The game uses cards and signs among the musicians to articulate series of improvisational systems, each one with its own rules. Emerging from interactions/relationships between musicians, each version of the game is unique and can have any length or instrumentation, always being a collective creation. The dissertation describes this learning process critically, including a brief historical approach of improvisation (chapter 1) and of Zorns compositional trajectory and his game pieces (chapter 2), followed by a detailed description of the piece Cobra and by reflexions raised by its practical assembly.
Assunto: Musica
Composição musical por computador  
Jogos musicados  
Improvisação (Música)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-BC6GSU
Data do documento: 9-Dez-2013
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