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http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5SDGMP
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Para nadar sem carregar repolhos: construindo um entendimento biologicamente orientado para as relações entre linguagem, cognição e cultura |
Autor(es): | Victor Miguel Paredes Castro |
Primeiro Orientador: | Cristina Magro |
Primeiro membro da banca : | Maria Margarida Martins Salomão |
Segundo membro da banca: | Fabio Alves da Silva Junior |
Resumo: | Num contexto disciplinar caracterizado pelo surgimento de abordagens que buscam o entendimento das inter-relações de fenômenos lingüísticos com processos observados em outros domínios, o presente estudo avalia a adequação de um modelo explicativo oriundo da biologia, denominado Biologia do Conhecer, para a compreensão derelações observadas entre fenômenos lingüísticos, cognitivos e culturais. Tal proposta distingue-se do que foi marcadamente convencional durante o século XX no âmbito dos estudos lingüísticos, uma vez que aquela tradição teórica concebia linguagem como uminstrumento mental constituído essencialmente por um conjunto de regras de natureza lógico-simbólica operando de maneira independente de outros domínios de fenômenos, dificultando as aproximações aqui visadas. Inscrevendo-se no campo disciplinar da Lingüística Antropológica, a dissertação propõe uma avaliação da utilidade dosconceitos de linguagem, cognição e cultura tal como definidos na Biologia do Conhecer apontando como exemplos reformulações, nesta perspectiva, da noção de relatividade lingüística proposta por Benjamin Whorf e retomada por autores contemporâneos, e de aspectos da Teoria da Relevância proposta por Dan Sperber e Deirdre Wilson. Conclui recapitulando as principais características da propostaexplicativa aqui examinada e mencionando algumas considerações mais gerais, em termos de questões presentes em nosso mundo efetivo, sobre a importância de atentarmos para e compreendermos as relações observáveis entre nossas práticas lingüísticas, cognitivas e culturais. |
Assunto: | Antropolingüística Teoria da relevância Relatividade (Lingüística) Cognição e cultura Linguagem Representação mental |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5SDGMP |
Data do documento: | 27-Fev-2003 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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