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dc.contributor.advisor1Cristina Magropt_BR
dc.contributor.referee1Maria Margarida Martins Salomãopt_BR
dc.contributor.referee2Fabio Alves da Silva Juniorpt_BR
dc.creatorVictor Miguel Paredes Castropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T14:34:08Z-
dc.date.available2019-08-13T14:34:08Z-
dc.date.issued2003-02-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-5SDGMP-
dc.description.resumoNum contexto disciplinar caracterizado pelo surgimento de abordagens que buscam o entendimento das inter-relações de fenômenos lingüísticos com processos observados em outros domínios, o presente estudo avalia a adequação de um modelo explicativo oriundo da biologia, denominado Biologia do Conhecer, para a compreensão derelações observadas entre fenômenos lingüísticos, cognitivos e culturais. Tal proposta distingue-se do que foi marcadamente convencional durante o século XX no âmbito dos estudos lingüísticos, uma vez que aquela tradição teórica concebia linguagem como uminstrumento mental constituído essencialmente por um conjunto de regras de natureza lógico-simbólica operando de maneira independente de outros domínios de fenômenos, dificultando as aproximações aqui visadas. Inscrevendo-se no campo disciplinar da Lingüística Antropológica, a dissertação propõe uma avaliação da utilidade dosconceitos de linguagem, cognição e cultura tal como definidos na Biologia do Conhecer apontando como exemplos reformulações, nesta perspectiva, da noção de relatividade lingüística proposta por Benjamin Whorf e retomada por autores contemporâneos, e de aspectos da Teoria da Relevância proposta por Dan Sperber e Deirdre Wilson. Conclui recapitulando as principais características da propostaexplicativa aqui examinada e mencionando algumas considerações mais gerais, em termos de questões presentes em nosso mundo efetivo, sobre a importância de atentarmos para e compreendermos as relações observáveis entre nossas práticas lingüísticas, cognitivas e culturais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia do Conhecerpt_BR
dc.subjectcogniçãopt_BR
dc.subjectculturapt_BR
dc.subjectlinguagempt_BR
dc.subjectTeoria da Relevânciapt_BR
dc.subjectrelatividade lingüísticapt_BR
dc.subject.otherAntropolingüísticapt_BR
dc.subject.otherTeoria da relevânciapt_BR
dc.subject.otherRelatividade (Lingüística)pt_BR
dc.subject.otherCognição e culturapt_BR
dc.subject.otherLinguagempt_BR
dc.subject.otherRepresentação mentalpt_BR
dc.titlePara nadar sem carregar repolhos: construindo um entendimento biologicamente orientado para as relações entre linguagem, cognição e culturapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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