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http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5SDGMP
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Cristina Magro | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Margarida Martins Salomão | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fabio Alves da Silva Junior | pt_BR |
dc.creator | Victor Miguel Paredes Castro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T14:34:08Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T14:34:08Z | - |
dc.date.issued | 2003-02-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5SDGMP | - |
dc.description.resumo | Num contexto disciplinar caracterizado pelo surgimento de abordagens que buscam o entendimento das inter-relações de fenômenos lingüísticos com processos observados em outros domínios, o presente estudo avalia a adequação de um modelo explicativo oriundo da biologia, denominado Biologia do Conhecer, para a compreensão derelações observadas entre fenômenos lingüísticos, cognitivos e culturais. Tal proposta distingue-se do que foi marcadamente convencional durante o século XX no âmbito dos estudos lingüísticos, uma vez que aquela tradição teórica concebia linguagem como uminstrumento mental constituído essencialmente por um conjunto de regras de natureza lógico-simbólica operando de maneira independente de outros domínios de fenômenos, dificultando as aproximações aqui visadas. Inscrevendo-se no campo disciplinar da Lingüística Antropológica, a dissertação propõe uma avaliação da utilidade dosconceitos de linguagem, cognição e cultura tal como definidos na Biologia do Conhecer apontando como exemplos reformulações, nesta perspectiva, da noção de relatividade lingüística proposta por Benjamin Whorf e retomada por autores contemporâneos, e de aspectos da Teoria da Relevância proposta por Dan Sperber e Deirdre Wilson. Conclui recapitulando as principais características da propostaexplicativa aqui examinada e mencionando algumas considerações mais gerais, em termos de questões presentes em nosso mundo efetivo, sobre a importância de atentarmos para e compreendermos as relações observáveis entre nossas práticas lingüísticas, cognitivas e culturais. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biologia do Conhecer | pt_BR |
dc.subject | cognição | pt_BR |
dc.subject | cultura | pt_BR |
dc.subject | linguagem | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Relevância | pt_BR |
dc.subject | relatividade lingüística | pt_BR |
dc.subject.other | Antropolingüística | pt_BR |
dc.subject.other | Teoria da relevância | pt_BR |
dc.subject.other | Relatividade (Lingüística) | pt_BR |
dc.subject.other | Cognição e cultura | pt_BR |
dc.subject.other | Linguagem | pt_BR |
dc.subject.other | Representação mental | pt_BR |
dc.title | Para nadar sem carregar repolhos: construindo um entendimento biologicamente orientado para as relações entre linguagem, cognição e cultura | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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