Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJNY
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | O papel da instrução na produção oral de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre marcadores conversacionais |
Authors: | Gilmar Bueno Santos |
First Advisor: | Katia Modesto Valerio |
First Referee: | Deise Prina Dutra |
Second Referee: | William Augusto Menezes |
Abstract: | Este trabalho busca identificar e analisar a ocorrência de Marcadores Conversacionais na produção oral de aprendizes de Língua Inglesa como Língua Estrangeira de um curso de Licenciatura em LI, objetivando-se avaliar o efeito da instrução formal na produção oral destes. Para a análise dos MCs, elaborou-se uma adaptação das classificações propostas inicialmente por Marcuschi (1986) e Chiaretti (1993). O trabalho de adaptação das categorias considerou também as contribuições teóricas de Galembeck & Carvalho (1998a, 1998b), Penhavel (2005) e Jorge (1997). Os dados analisados também receberam tratamento estatístico a fim de determinar os fatores condicionantes mais significativos para a produção do fenômeno pesquisado. O programa estatístico empregado na pesquisa foi o Goldvarb 2001 (Robinson, Lawrence e Tagliamonte, 2001). Com base nos resultados obtidos observou-se que a intervenção foi favorável ao aumento expressivo de ocorrências de marcadores. |
Abstract: | This work was meant to identify and analyze the use of Discourse Markers (DMs) by EFL students, focusing on the role of formal instruction. The theoretical basis used as the criteria for determining DMs functions in the present research are studies such as Marcuschi (1986), Chiaretti (1993), Galembeck & Carvalho (1998a, 1998b), Penhavel (2005) and Jorge (1997). The analyzed data were also treated statistically in order to determine the most significant conditioning factors for the production of the phenomenon under research. The statistics program used in this research was Goldvarb 2001 (Robinson, Lawrence e Tagliamonte, 2001). The results show that the formal instruction as an element to consider in second language learning and teaching can make a contribution to the use of DMs. |
Subject: | Marcadores conversacionais Competência comunicativa Ambiente de sala de aula Análise da conversação Língua inglesa Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJNY |
Issue Date: | 25-Aug-2006 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_gilmar.pdf | 344.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.