Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7G7HCE
Type: Tese de Doutorado
Title: Em construção!: Uma investigação acerca da natureza dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de uma segunda língua
Authors: Fernando Goncalves Ferreira Junior
First Advisor: Fabio Alves da Silva Junior
First Referee: Márcia Cristina Zimmer
Second Referee: Paula Lens Lima
Third Referee: Heliana Ribeiro de Mello
metadata.dc.contributor.referee4: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
Abstract: Esta tese investiga a natureza dos processos cognitivos básicos envolvidos na aquisição de uma segunda língua (L2) a partir de mecanismos de construção que utilizam fórmulas lingüísticas fixas ou entrincheiradas (i.e., sociocognitivamente determinadas). Processos de chunking, que operaram desde o nível neurobiológico e são mediados por processos probabilísticos e de atenção, parecem guiar o desenvolvimento de nosso conhecimento lingüístico. O caráter dinâmico e emergente de tal concepção de aprendizagem requer a adoção do paradigma conexionista, cujo dinamismo é altamente compatível com a noção de aprendizagem, representação e processamento de línguas naturais defendida nesta tese (i.e., a estrutura lingüística vista como um sistema complexo adaptativo). Além disso, uma abordagem de cunho construcionista e a concepção de um continuum léxico-gramatical na aprendizagem de línguas orientam as análises empíricas conduzidas nesta tese. O estudo consistiu numa análise da aquisição espontânea de três construções em língua inglesa (VL = verbo + locativo, VOL = verbo + objeto + locativo, e VOO = verbo + objeto + objeto ou bitransitivo) em um subcorpus longitudinal de aprendizes de inglês como L2 no Projeto ESF (PERDUE, 1993). Os resultados revelaram que tais construções são totalmente dominadas pelos verbos altamente freqüentes go, put e give, respectivamente, revelando um padrão de desenvolvimento semelhante para todos os sete aprendizes investigados, independentemente de sua língua nativa. Os dados analisados mostraram, ainda, que a distribuição probabilística observada na estrutura de línguas naturais, por meio da qual algumas palavras revelam-se mais freqüentes, mais genéricas e mais prototípicas, tende, posteriormente, a facilitar a aprendizagem de construções mais abstratas da estrututra argumental de uma língua. Finalmente, uma análise mais qualitativa dos dados encontrados em nosso estudo revelou que 1) protótipos semânticos possibilitam a aprendizagem de estruturas esquemáticas mais complexas de uma L2, resultantes, acima de tudo, de processos cognitivos contínuos de categorização, generalização e indução de regularidades presentes no insumo lingüístico de uma dada língua; 2) que tal processo é dependente da freqüência de types e tokens com os quais as construções ocorrem no insumo lingüístico; 3) que o desenvolvimento de interlínguas é pautado por um processo lento e gradual, inicialmente calcado em itens bastante concretos até o desenvolvimento de estruturas lingüísticas mais abstratas; e 4) que a aprendizagem de fórmulas ou chunks depende da freqüência de tokens, ao passo que os processos de esquematização e abstração dependem da freqüência de types.
Abstract: This thesis investigates the nature of some basic cognitive processes involved in the constructing of a second language (L2) and which underlie the acquisition and use of linguistic formulae and entrenched chunks of language (i.e., sociocognitively conventionalized ones). Chunking processes, which operate right from a neurobiological level and are mediated by probabilistic and attentional processes, seemto guide the development of our knowledge of language. The emergent and dynamic nature of such a view is utterly compatible with connectionist models of learning, representation and processing, i.e., the underlying conception of language as a complex adaptive system expressed throughout this thesis. Additionally, a constructionistapproach and a conception of a lexis-grammar continuum in language learning guide the empirical analyses carried out here. The study comprised an analysis of the spontaneous acquisition of three different types of English constructions (VL = verb + locative, VOL = verb + object + locative, and VOO = verb + object + object or ditransitive) on alongitudinal corpus of naturalistic English learners in the ESF Project (PERDUE, 1993). Results show that these constructions are seeded by the highest-frequent verb exemplars go, put and give, respectively, thus revealing a quite similar developmental pattern for all learners investigated, irrespective of their native languages. Results also demonstrate that such probabilistic distribution observed in the structure of natural languages later facilitates the learning of more abstract verb argument constructions by the learner, due to their first acquiring the most frequent, prototypical, and generic exemplar. Finally, amore qualitative analysis of our data indicates that 1) semantic prototypes optimize the learning of more complex abstract constructions in an L2 and are the result, above all, of continuous cognitive processes of categorization, generalization, and induction of the regularities present in the linguistic input; 2) this process is crucially dependent on typeand token frequencies with which particular constructions appear in the input; 3) L2 development is slow and gradual, moving from an initial heavy reliance on concrete items to the development of more abstract linguistic schemas; and, last but not least, 4) the learning of formulae and chunks depends crucially on token frequency, whilst schematization is heavily dependent on type frequency.
Subject: Lingüística
Interlingua (Aprendizagem de linguas)
Semântica
Conexionismo
Neurobiologia
Aquisição da segunda linguagem
Cognição
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7G7HCE
Issue Date: 9-Jul-2008
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
680d.pdf4.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.