Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-984QJ9
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Aprendizagem na organização e novas tecnologias aplicadas à educação à distância: lições de dois estudos de caso em empresas brasileiras
Autor(es): Marcia Nardelli Monteiro de Castro
Primeiro Orientador: Marta Araujo Tavares Ferreira
Primeiro membro da banca : Ricardo Rodrigues Barbosa
Segundo membro da banca: Iris Barbosa Goulart
Terceiro membro da banca: Lidia Alvarenga
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à Educação à Distância (EAD) nas organizações. Procura­se abordar o aproveitamento do potencial interativo das novas tecnologias tanto no desenvolvimento das novas competências profissionais requeridas no trabalho, quanto na disseminação do conhecimento nas empresas. Para tanto, foi realizada, inicialmente, uma revisão de literatura, que permitiu identificar, em um estudo do LOTUS INSTITUTE (1996), uma classificaço das tecnologias disponíveis para a Educação à Distância (EAD), que foi, posteriormente, empregada na análise de dois estudos de caso em empresas brasileiras. A avaliação dessas experiências apresentou as seguintes conclusões: embora a Educação à Distância, com o suporte das novas tecnologias computacionais e de comunicação, seja uma das aplicações com maiores perspectivas de desenvolvimento, o emprego da mesma pela área de educação empresarial configura-seainda como um fenômeno recente, não tendo sido conclusivos os resultados de sua implementação; a EAD evolui no sentido de permitir ao aluno uma proximidade cada vez maior com a informação, ampliando a possibilidade de um processo educativo que tenha o sujeito como centro da aprendizagem. Portanto, a tecnologia não é neutra em matériade construção do conhecimento, podendo influenciar, quantitativa e qualitativamente, esse processo, imprimindo­lhe novas características. Concluimos ainda quanto à estreita relação entre as demandas de capacitação profissional e as novas tecnologias interativas, tendo a competência como alvo. Por último, pudemos constatar que essas tecnologias são poderosos instrumentos na formação de comunidades de conhecimento, servindo de suporte à "Gestão do Conhecimento' das empresas.
Abstract: Thís Study analyses the use of new information and communication technologies applied Distance Leaming (DL) in Organízations. Is imended approach the use ofínteractive resuurccs Of new technologies as in the development of the new professional competencíes, which are required äl work as in the knowledge dissemination in Organízations.The literature review identied a Lotus lnstitute model which classics the DI. tcchnolugics available. This model is applied in two Braziliam Compzmy caso Studies. Thís Study demonstrates that despite increasing use of computer and communication technologícs, there are on Suficient evidence about DL Results. Second, DL is growing up to provide more information access to Students. considers the individual the primary agem of the trainíng process, Consequently, the technology is not neutral during a building knowledge process. Third, we can found a narrow relationship between professional developmem and interactive technogies in actions which have ibcus on competency. Afterwards, these technologics am be used as powertul resources Support "Knowledge Management ".
Assunto: Inovações tecnologicas
Ensino à distância
Aprendizagem na organização Termo Livre/UFMG
Ciência da informação
Desenvolvimento organizacional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-984QJ9
Data do documento: 26-Fev-1999
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