Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-984QJ9
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Aprendizagem na organização e novas tecnologias aplicadas à educação à distância: lições de dois estudos de caso em empresas brasileiras |
Authors: | Marcia Nardelli Monteiro de Castro |
First Advisor: | Marta Araujo Tavares Ferreira |
First Referee: | Ricardo Rodrigues Barbosa |
Second Referee: | Iris Barbosa Goulart |
Third Referee: | Lidia Alvarenga |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à Educação à Distância (EAD) nas organizações. Procurase abordar o aproveitamento do potencial interativo das novas tecnologias tanto no desenvolvimento das novas competências profissionais requeridas no trabalho, quanto na disseminação do conhecimento nas empresas. Para tanto, foi realizada, inicialmente, uma revisão de literatura, que permitiu identificar, em um estudo do LOTUS INSTITUTE (1996), uma classificaço das tecnologias disponíveis para a Educação à Distância (EAD), que foi, posteriormente, empregada na análise de dois estudos de caso em empresas brasileiras. A avaliação dessas experiências apresentou as seguintes conclusões: embora a Educação à Distância, com o suporte das novas tecnologias computacionais e de comunicação, seja uma das aplicações com maiores perspectivas de desenvolvimento, o emprego da mesma pela área de educação empresarial configura-seainda como um fenômeno recente, não tendo sido conclusivos os resultados de sua implementação; a EAD evolui no sentido de permitir ao aluno uma proximidade cada vez maior com a informação, ampliando a possibilidade de um processo educativo que tenha o sujeito como centro da aprendizagem. Portanto, a tecnologia não é neutra em matériade construção do conhecimento, podendo influenciar, quantitativa e qualitativamente, esse processo, imprimindolhe novas características. Concluimos ainda quanto à estreita relação entre as demandas de capacitação profissional e as novas tecnologias interativas, tendo a competência como alvo. Por último, pudemos constatar que essas tecnologias são poderosos instrumentos na formação de comunidades de conhecimento, servindo de suporte à "Gestão do Conhecimento' das empresas. |
Abstract: | Thís Study analyses the use of new information and communication technologies applied Distance Leaming (DL) in Organízations. Is imended approach the use ofínteractive resuurccs Of new technologies as in the development of the new professional competencíes, which are required äl work as in the knowledge dissemination in Organízations.The literature review identied a Lotus lnstitute model which classics the DI. tcchnolugics available. This model is applied in two Braziliam Compzmy caso Studies. Thís Study demonstrates that despite increasing use of computer and communication technologícs, there are on Suficient evidence about DL Results. Second, DL is growing up to provide more information access to Students. considers the individual the primary agem of the trainíng process, Consequently, the technology is not neutral during a building knowledge process. Third, we can found a narrow relationship between professional developmem and interactive technogies in actions which have ibcus on competency. Afterwards, these technologics am be used as powertul resources Support "Knowledge Management ". |
Subject: | Inovações tecnologicas Ensino à distância Aprendizagem na organização Termo Livre/UFMG Ciência da informação Desenvolvimento organizacional |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-984QJ9 |
Issue Date: | 26-Feb-1999 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_marcia_nardelli_monteiro_de_castro.pdf | 30.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.