Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-984QJ9
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marta Araujo Tavares Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Rodrigues Barbosapt_BR
dc.contributor.referee2Iris Barbosa Goulartpt_BR
dc.contributor.referee3Lidia Alvarengapt_BR
dc.creatorMarcia Nardelli Monteiro de Castropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T19:20:36Z-
dc.date.available2019-08-10T19:20:36Z-
dc.date.issued1999-02-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-984QJ9-
dc.description.abstractThís Study analyses the use of new information and communication technologies applied Distance Leaming (DL) in Organízations. Is imended approach the use ofínteractive resuurccs Of new technologies as in the development of the new professional competencíes, which are required äl work as in the knowledge dissemination in Organízations.The literature review identied a Lotus lnstitute model which classics the DI. tcchnolugics available. This model is applied in two Braziliam Compzmy caso Studies. Thís Study demonstrates that despite increasing use of computer and communication technologícs, there are on Suficient evidence about DL Results. Second, DL is growing up to provide more information access to Students. considers the individual the primary agem of the trainíng process, Consequently, the technology is not neutral during a building knowledge process. Third, we can found a narrow relationship between professional developmem and interactive technogies in actions which have ibcus on competency. Afterwards, these technologics am be used as powertul resources Support "Knowledge Management ".pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à Educação à Distância (EAD) nas organizações. Procura­se abordar o aproveitamento do potencial interativo das novas tecnologias tanto no desenvolvimento das novas competências profissionais requeridas no trabalho, quanto na disseminação do conhecimento nas empresas. Para tanto, foi realizada, inicialmente, uma revisão de literatura, que permitiu identificar, em um estudo do LOTUS INSTITUTE (1996), uma classificaço das tecnologias disponíveis para a Educação à Distância (EAD), que foi, posteriormente, empregada na análise de dois estudos de caso em empresas brasileiras. A avaliação dessas experiências apresentou as seguintes conclusões: embora a Educação à Distância, com o suporte das novas tecnologias computacionais e de comunicação, seja uma das aplicações com maiores perspectivas de desenvolvimento, o emprego da mesma pela área de educação empresarial configura-seainda como um fenômeno recente, não tendo sido conclusivos os resultados de sua implementação; a EAD evolui no sentido de permitir ao aluno uma proximidade cada vez maior com a informação, ampliando a possibilidade de um processo educativo que tenha o sujeito como centro da aprendizagem. Portanto, a tecnologia não é neutra em matériade construção do conhecimento, podendo influenciar, quantitativa e qualitativamente, esse processo, imprimindo­lhe novas características. Concluimos ainda quanto à estreita relação entre as demandas de capacitação profissional e as novas tecnologias interativas, tendo a competência como alvo. Por último, pudemos constatar que essas tecnologias são poderosos instrumentos na formação de comunidades de conhecimento, servindo de suporte à "Gestão do Conhecimento' das empresas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação à distanciapt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherInovações tecnologicaspt_BR
dc.subject.otherEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.otherAprendizagem na organização Termo Livre/UFMGpt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.titleAprendizagem na organização e novas tecnologias aplicadas à educação à distância: lições de dois estudos de caso em empresas brasileiraspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_marcia_nardelli_monteiro_de_castro.pdf30.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.