Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9852HA
Type: Monografias de Especialização
Title: Gerenciamento estratégico de informação: proposta de produtos e serviços de informação científica e tecnológica para geração de inteligência competitiva em empresas de base tecnológica
Authors: Gleicilane Almeida Alvarenga Franco
First Advisor: Jorge Tadeu de Ramos Neves
Abstract: As empresas que buscam conquistar ou assegurar uma posição competitiva no mercado onde atuam, necessitam se adaptar mais rapidamente aos inesperados movimentos de seus concorrentes, fornecedores e clientes. Assim, estas empresas precisam estar permanentemente atentas as ocorrências do ambiente externo,especialmente aquelas relacionadas com a trajetória tecnológica da concorrência e às inovações tecnológicas que crescem em ritmo acelerado. Diante do enorme volume de informações disponíveis na era da hiperinformação, as empresas necessitam monitorar estrategicamente (rastrear, identificar e analisar) os sinais deimpacto no seu ambiente competitivo, bem como antecipar os movimentos de seus competidores. Neste contexto, a Inteligência Competitiva Tecnológica, tornou-se fundamental para a rápida tomada de decisão em processos estratégicos. Este trabalho faz uma reflexão sobre a importância da informação no processo decisório de uma empresa, apresentando a ICT como uma importante ferramenta para ogerenciamento estratégico da informação. Apresenta também uma proposta de produtos e serviços de informação científica e tecnológica que contribuem para a geração de Inteligência.
Abstract: Companies that are seeking to reach or to ensure a competitive position in the market where they operate, need to adapt more quickly to unexpected movements of their competitors, suppliers and customers. Thus, these companies need to be constantly updated about occurrences of the external environment, especially thoserelated to technological trajectory of competition and technological innovations that grow apace. Nowadays, due the big volume of the information available, companies need to strategically monitor (trace, identify and analyze) the signs of its impact on the competitive environment and anticipate the moves of their competitors. In thisambient, the Competitive Intelligence Technology becomes essential for rapid decision making in strategic processes. This study reflects about the importance of information in decision process of the company and introduces the Competitive Technology Intelligence as an important tool for the strategic management of information. It also presents a proposal of the products and services of the information scientific and technology that can contribute to the generation of intelligence.
Subject: Inteligência competitiva (Administração)
Inovações tecnológicas
Serviços de informação
Concorrência
Gerenciamento da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9852HA
Issue Date: 30-Nov-2010
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
geimonografia__gleicilane_completa__2_.pdf857.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.