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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Recursos de biblioteca das escolas de 1º e 2º graus da rede estadual de ensino da região da grande Vitória: diagnóstico da situação
Authors: Raimunda Augusta de Queiroz
First Advisor: João Eudes Rodrigues Pinheiro
Abstract: Estudo da situação das bibliotecas das escolas de 1º e 2º graus da rede oficial de ensino da região da Grande Vitória, tendo como ponto de partida a ideia de que a biblioteca e necessária no processo ensino-aprendizagem. Analisa, de forma sucinta, a realidade educacional do Brasil e do Espirito Santo, a fim de situar a biblioteca escolar nesse contexto. Os dados coletados permitiram traçar um perfil das escolas com relação a sua localização, dentro da região, nível de cursos que oferecem, total de alunos, de classes e de professores. Para a avaliação da situação das bibliotecas foram verificados: o tamanho das coleções existentes (total de volumes); a existência e adequação da área destinada a biblioteca; a existência: na escola de equipamentos que possam ser utilizados pela biblioteca; a quantidade e qualificação do pessoal; os serviços que as bibliotecas prestam aos usuários. A população constituiu-se de 46 escolas e alguns dos resultados são passiveis de generalização para quase a sua totalidade. Mais de 50% das escolas da região não possuem biblioteca. As coleções bibliográficas ai encontradas acham-se muito pobres quantitativamente, se comparadas ao total de alunos das escolas e observa-se nelas um certo grau de obsoletismo, visto que são compostas quase que exclusivamente de livros e não existem recursos para a manutenção do acervo. O pessoal que se encontra a cargo das bibliotecas não é qualificado e necessita de treinamento adequado. Há carência de outros tipos de recursos. Os serviços que as bibliotecas prestam aos usuários limitam-se aos mais rotineiros. São discutidas algumas das causas desse estado de carência e são apresentadas algumas sugestões visando a dinamização dos recursos de biblioteca das escolas objeto do estudo.
Abstract: A study on the libraries of the Elementary and High School Public Teaching in the Grande Vitoria region. The problem is discussed from the point of view that a school library is indispensable in a learning-teaching process. It analyses the education reality in Brazil and Espirito Santo state to situate the school library in this context. From the data collected it was possible to have a school profile regarding localization in the region, courses offered, number of pupils, number of teachers, number of class-rooms. To evaluate the libraries conditions it was verified: school's bibliographical resources; the existence of a suitable library area; size and qualification of the staff; services rendered to the users. The sample was constituted of 46 schools and some results can be generalized to almost the entire sample. More than 50% of the schools do not have a library. The library resources found in these schools are very poor in quantity, if compared with the total of students of the schools. Persons in charge of the libraries are not qualified and need suitable training. It was found that services rendered to the users are limited to the usual practice. It discusses some of the possible causes of this shortage and presents some suggestions for dinamization of the library resources of the schools which compound the sample.
Subject: Bibliotecas escolares
Biblioteconomia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99QP9S
Issue Date: 4-Dec-1985
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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