Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AKHLP
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva
Autor(es): Ricardo Ribeiro dos Santos
Primeiro Orientador: Santer Alvares de Matos
Resumo: O curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação, realizado na modalidade de Educação a Distância, possui o objetivo principal de contribuir significativamente para a prática docente dos professores. Tendo em vista esse aspecto, o presente estudo objetivou avaliar quais foram os aspectos do curso que impactaram a prática docente de sujeitos em processo de formação continuada. Como instrumento de produção de dados, foi elaborado um questionário, dividido em três partes (blocos) e enviado via e-mail para todos os professores-cursistas dos polos onde se realizou o curso em sua quarta versão. Para discutir a natureza das respostas foram realizadas analises quantitativamente e qualitativamente. Como contribuição do curso, destaca-se que as práticas docentes tornaram-se mais reflexivas. Ainda, segundo a maioria dos professores-cursistas entrevistados, houve uma melhora no uso das metodologias e estratégias de ensino.
Abstract: .
Assunto: Ensino à distância
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Professores Formação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AKHLP
Data do documento: 23-Fev-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_finalizada.pdf129.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.