Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYH2K
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Atividades experimentais no ensino - aprendizagem de ótica: um estudo de caso
Autor(es): Elza Lucia da Silva
Primeiro Orientador: Ronaldo Marchezini
Resumo: O presente estudo procurou analisar alguns aspectos concernentes ao ensino-aprendizagem de ótica em especial as metodologias empregadas pelos professores. Diante de tais análises formulamos a hipótese de que a utilização de atividades experimentais como estratégia possibilitaria melhor compreensão, por parte dos estudantes, dos conceitos relacionados à ótica. Para atingir tais propósitos, 63 estudantes de uma escola pública da Rede Estadual de Minas Gerais ( Escola Estadual Mário Elias de Carvalho, no Município de Contagem), divididos em duas turmas, foram acompanhados e avaliados durante oito semanas. Através de adaptação de estudo duplo cego planejamos atividades investigativas para apenas uma das turmas enquanto a outra trabalhava o mesmo conteúdo, porém com metodologias tradicionais de ensino de Física. Os resultados deste estudo apontaram que as atividades experimentais têm reconhecida potencialidade pedagógica no ensino de ótica
Assunto: Ótica Estudo e ensino  
Fisica  Estudo e ensino
Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYH2K
Data do documento: 18-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_elza_silva.pdf136.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.