Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYH2K
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Atividades experimentais no ensino - aprendizagem de ótica: um estudo de caso |
Autor(es): | Elza Lucia da Silva |
Primeiro Orientador: | Ronaldo Marchezini |
Resumo: | O presente estudo procurou analisar alguns aspectos concernentes ao ensino-aprendizagem de ótica em especial as metodologias empregadas pelos professores. Diante de tais análises formulamos a hipótese de que a utilização de atividades experimentais como estratégia possibilitaria melhor compreensão, por parte dos estudantes, dos conceitos relacionados à ótica. Para atingir tais propósitos, 63 estudantes de uma escola pública da Rede Estadual de Minas Gerais ( Escola Estadual Mário Elias de Carvalho, no Município de Contagem), divididos em duas turmas, foram acompanhados e avaliados durante oito semanas. Através de adaptação de estudo duplo cego planejamos atividades investigativas para apenas uma das turmas enquanto a outra trabalhava o mesmo conteúdo, porém com metodologias tradicionais de ensino de Física. Os resultados deste estudo apontaram que as atividades experimentais têm reconhecida potencialidade pedagógica no ensino de ótica |
Assunto: | Ótica Estudo e ensino Fisica Estudo e ensino Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYH2K |
Data do documento: | 18-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_elza_silva.pdf | 136.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.