Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYH2K
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Atividades experimentais no ensino - aprendizagem de ótica: um estudo de caso |
Authors: | Elza Lucia da Silva |
First Advisor: | Ronaldo Marchezini |
Abstract: | O presente estudo procurou analisar alguns aspectos concernentes ao ensino-aprendizagem de ótica em especial as metodologias empregadas pelos professores. Diante de tais análises formulamos a hipótese de que a utilização de atividades experimentais como estratégia possibilitaria melhor compreensão, por parte dos estudantes, dos conceitos relacionados à ótica. Para atingir tais propósitos, 63 estudantes de uma escola pública da Rede Estadual de Minas Gerais ( Escola Estadual Mário Elias de Carvalho, no Município de Contagem), divididos em duas turmas, foram acompanhados e avaliados durante oito semanas. Através de adaptação de estudo duplo cego planejamos atividades investigativas para apenas uma das turmas enquanto a outra trabalhava o mesmo conteúdo, porém com metodologias tradicionais de ensino de Física. Os resultados deste estudo apontaram que as atividades experimentais têm reconhecida potencialidade pedagógica no ensino de ótica |
Subject: | Ótica Estudo e ensino Fisica Estudo e ensino Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYH2K |
Issue Date: | 18-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_elza_silva.pdf | 136.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.