Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYH2K
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ronaldo Marchezinipt_BR
dc.creatorElza Lucia da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T16:33:36Z-
dc.date.available2019-08-12T16:33:36Z-
dc.date.issued2010-12-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYH2K-
dc.description.resumoO presente estudo procurou analisar alguns aspectos concernentes ao ensino-aprendizagem de ótica em especial as metodologias empregadas pelos professores. Diante de tais análises formulamos a hipótese de que a utilização de atividades experimentais como estratégia possibilitaria melhor compreensão, por parte dos estudantes, dos conceitos relacionados à ótica. Para atingir tais propósitos, 63 estudantes de uma escola pública da Rede Estadual de Minas Gerais ( Escola Estadual Mário Elias de Carvalho, no Município de Contagem), divididos em duas turmas, foram acompanhados e avaliados durante oito semanas. Através de adaptação de estudo duplo cego planejamos atividades investigativas para apenas uma das turmas enquanto a outra trabalhava o mesmo conteúdo, porém com metodologias tradicionais de ensino de Física. Os resultados deste estudo apontaram que as atividades experimentais têm reconhecida potencialidade pedagógica no ensino de óticapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subject.otherÓtica Estudo e ensino  pt_BR
dc.subject.otherFisica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiências (Primeiro grau) Estudo e ensino  pt_BR
dc.titleAtividades experimentais no ensino - aprendizagem de ótica: um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_elza_silva.pdf136.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.