Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BWHB3
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Estratégias de escolarização de homossexuais com sucesso acadêmico |
Autor(es): | Janice Aparecida de Souza |
primer Tutor: | Adla Betsaida Martins Teixeira |
primer miembro del tribunal : | Regina de Paula Medeiros |
Segundo miembro del tribunal: | Carmem Lucia Eiterer |
Tercer miembro del tribunal: | Sandra Maria da Mata Azeredo |
Cuarto miembro del tribunal: | Geraldo Magela Pereira Leao |
Quinto miembro del tribunal: | Daisy Moreira Cunha |
Resumen: | A pesquisa investiga o impacto da orientação sexual sobre o desempenho e a permanência de estudantes gays e lésbicas nos espaços escolares. Identifica as estratégias adotadas por eles/elas para o ingresso e a permanência nos prestigiados cursos de Direito e Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A metodologia adotada, qualitativa, foi composta por duas fontes de coleta de dados: a primeira etapa, aplicação de cem questionários exploratórios em uma Confraria de homossexuais. A segunda, entrevistas semiestruturadas com duas lésbicas e dois gays estudantes da UFMG. Conclui-se que os/as entrevistados/as foram academicamente bem sucedidos devido à omissão da orientação sexual, às condições social e financeira privilegiadas e à postura das escolas particulares por eles/elas frequentadas. |
Abstract: | The research investigates the impact of sexual orientation on performance and permanence of lesbian and gay students in school spaces. It identifies the strategies adopted by students to enter and remain in the prestigious courses of Law and Medicine of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The methodology adopted, qualitative, comprised two sources of data collection: the first part, the application of one hundred exploratory questionnaires in a Confraternity of homosexuals. The second, semistructured interviews with two lesbians and two gay students of UFMG. We conclude that students were academically successful due to the omission of their sexual orientation, to privileged social and financial condition, and to the posture of the private schools they attended to. |
Asunto: | Homossexuais Educação Políticas públicas Educação Direitos humanos Bullying Educação Relações de gênero Direitos dos homossexuais Homossexuais Direito a educação Homofobia Homossexuais Direitos civis |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BWHB3 |
Fecha del documento: | 28-may-2013 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
estrategias_de_escolarizacao_de_homossexuais__com_sucesso_academico.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.