Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BWHB3
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Estratégias de escolarização de homossexuais com sucesso acadêmico
Autor(es): Janice Aparecida de Souza
Primeiro Orientador: Adla Betsaida Martins Teixeira
Primeiro membro da banca : Regina de Paula Medeiros
Segundo membro da banca: Carmem Lucia Eiterer
Terceiro membro da banca: Sandra Maria da Mata Azeredo
Quarto membro da banca: Geraldo Magela Pereira Leao
Quinto membro da banca: Daisy Moreira Cunha
Resumo: A pesquisa investiga o impacto da orientação sexual sobre o desempenho e a permanência de estudantes gays e lésbicas nos espaços escolares. Identifica as estratégias adotadas por eles/elas para o ingresso e a permanência nos prestigiados cursos de Direito e Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A metodologia adotada, qualitativa, foi composta por duas fontes de coleta de dados: a primeira etapa, aplicação de cem questionários exploratórios em uma Confraria de homossexuais. A segunda, entrevistas semiestruturadas com duas lésbicas e dois gays estudantes da UFMG. Conclui-se que os/as entrevistados/as foram academicamente bem sucedidos devido à omissão da orientação sexual, às condições social e financeira privilegiadas e à postura das escolas particulares por eles/elas frequentadas.
Abstract: The research investigates the impact of sexual orientation on performance and permanence of lesbian and gay students in school spaces. It identifies the strategies adopted by students to enter and remain in the prestigious courses of Law and Medicine of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The methodology adopted, qualitative, comprised two sources of data collection: the first part, the application of one hundred exploratory questionnaires in a Confraternity of homosexuals. The second, semistructured interviews with two lesbians and two gay students of UFMG. We conclude that students were academically successful due to the omission of their sexual orientation, to privileged social and financial condition, and to the posture of the private schools they attended to.
Assunto: Homossexuais Educação  
Políticas públicas
Educação
Direitos humanos  
Bullying  
Educação Relações de gênero  
Direitos dos homossexuais  
Homossexuais Direito a educação
Homofobia
Homossexuais Direitos civis  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BWHB3
Data do documento: 28-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estrategias_de_escolarizacao_de_homossexuais__com_sucesso_academico.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.