Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BWHB3
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Estratégias de escolarização de homossexuais com sucesso acadêmico |
Autor(es): | Janice Aparecida de Souza |
Primeiro Orientador: | Adla Betsaida Martins Teixeira |
Primeiro membro da banca : | Regina de Paula Medeiros |
Segundo membro da banca: | Carmem Lucia Eiterer |
Terceiro membro da banca: | Sandra Maria da Mata Azeredo |
Quarto membro da banca: | Geraldo Magela Pereira Leao |
Quinto membro da banca: | Daisy Moreira Cunha |
Resumo: | A pesquisa investiga o impacto da orientação sexual sobre o desempenho e a permanência de estudantes gays e lésbicas nos espaços escolares. Identifica as estratégias adotadas por eles/elas para o ingresso e a permanência nos prestigiados cursos de Direito e Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A metodologia adotada, qualitativa, foi composta por duas fontes de coleta de dados: a primeira etapa, aplicação de cem questionários exploratórios em uma Confraria de homossexuais. A segunda, entrevistas semiestruturadas com duas lésbicas e dois gays estudantes da UFMG. Conclui-se que os/as entrevistados/as foram academicamente bem sucedidos devido à omissão da orientação sexual, às condições social e financeira privilegiadas e à postura das escolas particulares por eles/elas frequentadas. |
Abstract: | The research investigates the impact of sexual orientation on performance and permanence of lesbian and gay students in school spaces. It identifies the strategies adopted by students to enter and remain in the prestigious courses of Law and Medicine of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The methodology adopted, qualitative, comprised two sources of data collection: the first part, the application of one hundred exploratory questionnaires in a Confraternity of homosexuals. The second, semistructured interviews with two lesbians and two gay students of UFMG. We conclude that students were academically successful due to the omission of their sexual orientation, to privileged social and financial condition, and to the posture of the private schools they attended to. |
Assunto: | Homossexuais Educação Políticas públicas Educação Direitos humanos Bullying Educação Relações de gênero Direitos dos homossexuais Homossexuais Direito a educação Homofobia Homossexuais Direitos civis |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BWHB3 |
Data do documento: | 28-Mai-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
estrategias_de_escolarizacao_de_homossexuais__com_sucesso_academico.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.