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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Perfil socioeconômico e demográfico dos professores de um curso de técnico de enfermagem de Belo Horizonte - Minas Gerais
Autor(es): Roberta Maria de Jesus
primer Tutor: Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
primer miembro del tribunal : Mercia Heloisa Ferreira Cunha
Resumen: O enfermeiro, nos dias atuais, vem buscando novos campos de atuação. Dentre esses, a área da docência vem sendo exercida com maior abrangência, uma vez que o mercado de trabalho ainda é satisfatório. Contudo, o enfermeiro precisa adquirir conhecimentos específicos para atuar na docência, contribuindo para a formação de alunos críticos, reflexivos e inovadores. Percebe-se que não há preparo suficiente para o exercício da docência durante os cursos de graduação em Enfermagem. Para que se invista no docente, faz-se necessário inicialmente identificar seu perfil, reconhecendo, entre outros aspectos, as fragilidades que podem interferir no ato de lecionar. Dessa forma, o presente estudo visou identificar o perfil dos docentes de uma escola técnica de enfermagem de Belo Horizonte. Foi realizado um estudo descritivo de abordagem quantitativa transversal, usando como variáveis de estudo: sexo, religião, estado civil, idade, número de filhos, grau de escolaridade, formação profissional, experiências profissionais, vínculos empregatícios, jornada de trabalho, renda mensal, disciplinas ministradas, trabalho e tempo de exercício na docência. Este estudo permitiu concluir que 45,5% dos enfermeiros que atuam como docentes do curso técnico de enfermagem tinham jornada dupla de trabalho, recebem de dois a quatro salários mínimos e não possuem formação em licenciatura ou pedagogia, o que pode ser considerado um fator dificultador para a docência em enfermagem, visto que, educar não é somente transmitir conhecimento, mas propiciar uma formação educativa crítica, reflexiva, inovadora e transformadora.
Abstract: The nurse, nowadays, is looking for new fields of endeavor. Among these, the area of teaching has been broadly practiced, as job market is still satisfactory. However, the nurse needs to acquire expertise to work in teaching, contributing to the training of critical, reflective and innovative students. It is perceived that there is no sufficient preparation for teaching in undergraduate courses in nursing. To invest in teaching, it is necessary first to identify his/her profile, recognizing, among other aspects, the weaknesses that may interfere with the act of teaching. Thus, this study aimed to identify the teachers profile of a technical nursing school of Belo Horizonte. A descriptive study of transverse quantitative approach was conducted, using as study variables: gender, religion, marital status, age, number of children, degree of schooling, professional formation, professional experience, employee links, working hours, monthly income, disciplines taught, working and teaching time. This study showed that 45.5% of nurses who work as teachers in a nursing technical course had dual journey of work, earning two to four minimum salaries, and do not have undergraduate neither on training nor education, which can be considered a complicating factor for teaching nursing, considering that educating is not only transmitting knowledge, but provide a critical reflective, innovative and transformative educational training.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEBV
Fecha del documento: 4-feb-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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