Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSF25
Type: Monografias de Especialização
Title: Uma análise do adoecimento no trabalho de teleatendimento
Authors: Katia Giselle da Silva
First Advisor: Solange Cervinho Bicalho Godoy
First Referee: Mercia de Paula Lima
Second Referee: Adelaide de Mattia Rocha
Abstract: Este estudo tem como objetivo de identificar as doenças ocupacionais e a repercussão desse adoecimento relacionado ao trabalho para os trabalhadores de telemarketing. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com artigos indexados nos bancos de dados SCIELO e LILACS. A amostra foi composta por 07 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. As centrais de atendimento vêm apresentando nos últimos anos um grande crescimento. Essas centrais foram criadas com a finalidade de executar serviços de telemarketing de empresas, exclusivamente por telefone. Com tanto controle sobre os teleatendentes, as relações interpessoais ficam prejudicadas e o aumento de adoecimento também vem sendo observado. Os estudos apresentaram os agravos que o trabalho de teleatendimento pode causar como, distúrbios osteomusculares; distúrbios biológicos e transtorno mental. Pode-se concluir que o adoecimento esta relacionado ao trabalho intenso e este desencadeia um sofrimento não só físico (tendinite, dor na coluna), como também mental (depressão, rejeição pelos amigos e familiares).
Subject: Enfermagem do trabalho
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSF25
Issue Date: 30-Jun-2011
Appears in Collections:Especialização em Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_finalizada___texto_completo_12_08_2011_colocar_em_pdf.pdf77.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.