Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWJCN
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Abordagens pedagógicas e práticas educativas: uma reflexão
Autor(es): Fernanda Alves de Souza
primer Tutor: Lenice de Castro M Villela
primer miembro del tribunal : Paula Goncalves Bicalho
Resumen: Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica integrativa, cujo objetivo é analisar as abordagens pedagógicas presentes na educação, situando-as na prática educativa docente, identificando seus principais propósitos, avaliando assim qual melhor se aplicaria à prática educativa docente nos dias de hoje. Após a pesquisa em periódicos na biblioteca eletrônica (Revista Escola de Enfermagem USP, Revista Latino Americana de Enfermagem, Caderno de Saúde Pública), no período de 1995 a 2011, e livros publicados relacionados com o tema proposto, foi elaborado o referencial teórico no qual foram apresentadas as abordagens pedagógicas e as práticas educativas, relacionando-as ao processo ensino aprendizagem em cada fase. Constatou-se enfim, que após os estudos, a abordagem pedagógica que melhor se aplica é a Progressista Libertária, sendo então a mais adequada a docência na área da saúde.
Abstract: This study is a bibliographical review, which goal is to analyze the pedagogical approaches in education, placing them in the teaching practice, identifying its objectives, evaluating which would best apply to the teaching practice nowadays. After researching journals in the electronic library (School of Nursing Magazine USP, Latin American Journal of Nursing, Book of Public Health), from 1995 to 2011, and in books related to the theme, a literature review was prepared. The pedagogical approaches and educational practices presented were related to the learning process at each stage. Finally, it was concluded that, after the studies, the pedagogical approach that best applies is the Progressive Libertarian one, being, therefore, the most appropriate to teaching in the health area.
Asunto: Educação Continuada em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWJCN
Fecha del documento: 9-mar-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
fernanda_alves_de_souza.pdf459.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.