Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWJCN
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Abordagens pedagógicas e práticas educativas: uma reflexão |
Autor(es): | Fernanda Alves de Souza |
primer Tutor: | Lenice de Castro M Villela |
primer miembro del tribunal : | Paula Goncalves Bicalho |
Resumen: | Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica integrativa, cujo objetivo é analisar as abordagens pedagógicas presentes na educação, situando-as na prática educativa docente, identificando seus principais propósitos, avaliando assim qual melhor se aplicaria à prática educativa docente nos dias de hoje. Após a pesquisa em periódicos na biblioteca eletrônica (Revista Escola de Enfermagem USP, Revista Latino Americana de Enfermagem, Caderno de Saúde Pública), no período de 1995 a 2011, e livros publicados relacionados com o tema proposto, foi elaborado o referencial teórico no qual foram apresentadas as abordagens pedagógicas e as práticas educativas, relacionando-as ao processo ensino aprendizagem em cada fase. Constatou-se enfim, que após os estudos, a abordagem pedagógica que melhor se aplica é a Progressista Libertária, sendo então a mais adequada a docência na área da saúde. |
Abstract: | This study is a bibliographical review, which goal is to analyze the pedagogical approaches in education, placing them in the teaching practice, identifying its objectives, evaluating which would best apply to the teaching practice nowadays. After researching journals in the electronic library (School of Nursing Magazine USP, Latin American Journal of Nursing, Book of Public Health), from 1995 to 2011, and in books related to the theme, a literature review was prepared. The pedagogical approaches and educational practices presented were related to the learning process at each stage. Finally, it was concluded that, after the studies, the pedagogical approach that best applies is the Progressive Libertarian one, being, therefore, the most appropriate to teaching in the health area. |
Asunto: | Educação Continuada em Enfermagem |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWJCN |
Fecha del documento: | 9-mar-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
fernanda_alves_de_souza.pdf | 459.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.