Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWJCN
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Abordagens pedagógicas e práticas educativas: uma reflexão
Autor(es): Fernanda Alves de Souza
Primeiro Orientador: Lenice de Castro M Villela
Primeiro membro da banca : Paula Goncalves Bicalho
Resumo: Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica integrativa, cujo objetivo é analisar as abordagens pedagógicas presentes na educação, situando-as na prática educativa docente, identificando seus principais propósitos, avaliando assim qual melhor se aplicaria à prática educativa docente nos dias de hoje. Após a pesquisa em periódicos na biblioteca eletrônica (Revista Escola de Enfermagem USP, Revista Latino Americana de Enfermagem, Caderno de Saúde Pública), no período de 1995 a 2011, e livros publicados relacionados com o tema proposto, foi elaborado o referencial teórico no qual foram apresentadas as abordagens pedagógicas e as práticas educativas, relacionando-as ao processo ensino aprendizagem em cada fase. Constatou-se enfim, que após os estudos, a abordagem pedagógica que melhor se aplica é a Progressista Libertária, sendo então a mais adequada a docência na área da saúde.
Abstract: This study is a bibliographical review, which goal is to analyze the pedagogical approaches in education, placing them in the teaching practice, identifying its objectives, evaluating which would best apply to the teaching practice nowadays. After researching journals in the electronic library (School of Nursing Magazine USP, Latin American Journal of Nursing, Book of Public Health), from 1995 to 2011, and in books related to the theme, a literature review was prepared. The pedagogical approaches and educational practices presented were related to the learning process at each stage. Finally, it was concluded that, after the studies, the pedagogical approach that best applies is the Progressive Libertarian one, being, therefore, the most appropriate to teaching in the health area.
Assunto: Educação Continuada em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWJCN
Data do documento: 9-Mar-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernanda_alves_de_souza.pdf459.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.