Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZF3H
Type: Monografias de Especialização
Title: A percepção dos discentes em relação ao curso de especialização em formação pedagógica em educação profissional na área de saúde: enfermagem
Authors: Allyne Aparecida Dias da Silva
First Advisor: Tania Maria Picardi Faria Costa
First Referee: Elizabeth Mendes das Gracas
Abstract: Trata-se de um estudo quantitativo, exploratório e descritivo, cujo objetivo foi analisar a percepção dos discentes em relação ao Curso de Especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde Enfermagem CEFPEPE. A população do estudo totalizou 24 enfermeiros matriculados no CEFPEPE e a amostra foi composta de 17 enfermeiros que aceitaram assinar o termo de consentimento livre e esclarecido. O instrumento utilizado na coleta de dados foi o questionário. Os dados obtidos foram tabulados e discutidos à luz da literatura pertinente. Verificou-se que a maioria dos alunos é do sexo feminino e está na faixa etária entre 20 e 35 anos. Todos os alunos possuem computador na residência. A maioria deles avaliou o curso como excelente e ótimo e tinha conhecimentos sobre a modalidade de ensino à distância. A maioria dos alunos não possuía experiência docente anterior à realização do curso. A partir da presente análise, concluiu-se que os discentes fazem uma avaliação positiva do curso. Os alunos aprovam a metodologia de ensino e os métodos de avaliação utilizados e afirmam estar satisfeitos com a atuação dos tutores. Os alunos sugerem ainda que o material didático do curso seja atualizado e a comunicação escrita seja aperfeiçoada.
Abstract: This is a descriptive-quantitative study, objecting the analysis of students perception of CEFPEPE. The population comprised 24 nurses enrolled in the course, and the sample consisted of 17 nurses who agreed to sign an Informed Consent Form. The data was collected by means of a questionnaire. The data was tabulated and discussed based upon the relevant literature. It was observed that the majority of the students are female, between 20 and 35 years old. All the students have a computer at home. Most of the students regarded the course as excellent and great, and they had previous knowledge about Distance Learning. Almost all of the students did not have teaching experience prior to the course. Based on the current analysis, it was possible to conclude that the students have a positive view of the course. They approve the methodology, the teachers and the assessment criteria. The students suggest updating the teaching material, and improving written communication.
Subject: Educação Continuada em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZF3H
Issue Date: 18-May-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.