Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZHF2
Type: Monografias de Especialização
Title: Panorama das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo nos cursos em enfermagem
Authors: Thayana Lara Toledo
First Advisor: Raissa Silva Souza
First Referee: Marisa Antonini Ribeiro Bastos
Abstract: O presente estudo tem por objetivo identificar as concepções pedagógicas nas quais se apóiam o processo avaliativo utilizado nos cursos em Enfermagem. O método utilizado foi a revisão integrativa de literatura. Para a seleção da população e amostra do presente estudo foi feita uma busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores utilizados foram métodos avaliativos, "educação em enfermagem, avaliação, avaliação educacional, ensino e aprendizagem, compondo a população por 5452 artigos e após foi utilizado filtros respeitando uma pré seleção chegando a 11 artigos. Os resultados mostraram que em se tratando das concepções pedagógicas nas quais se apóiam o processo avaliativo empregadas nos artigos selecionados encontramos que a maioria dos estudos (N= 6; 54%) evidenciou que as escolas estão em fase de transição dos processos avaliativos em relação às concepções pedagógicas, havendo uma escola já com grande predominância da concepção transformadora. Na análise dos resultados obtidos com o emprego das concepções pedagógicas que apóiam o processo avaliativo, verificamos que a maioria dos artigos (N= 6; 54%) revelou que os alunos tiveram mais facilidade no processo de ensino-aprendizagem quando os professores utilizam um processo avaliativo transformador, com foco na problematização, Foi evidenciado também, nesses artigos, um aumento da credibilidade dos discentes no processo por eles percorrido durante a formação. Conclui-se com a presente pesquisa que ainda há predominância da concepção pedagógica apoiada ao processo avaliativo conservador, ou seja, usando ainda a lógica classificatória e seletiva, técnicas ainda ancoradas em abordagens pedagógicas tradicionais.
Abstract: This study aims to identify the pedagogical concepts which lie in the evaluation process used in the courses in Nursing. The method used was an integrative review of literature. To select the sample population and the present study a search was made in the databases of the Virtual Health Library (VHL). The descriptors used were 'evaluation methods', 'nursing education', 'assessment', 'educational assessment', 'teaching' and 'learning', composing articles the population by 5452 and after filters were used in accordance with a pre - selection reaching 11 articles. The results show that it is the pedagogical concepts that rely on an evaluation process employed in the selected articles found that most of the studies (N = 6, 54%) showed that the schools are in transition processes evaluated with respect to pedagogical concepts, with a school already with great predominance of the design sector. In the analysis of the results obtained with the use of pedagogical concepts that support the evaluation process, we found that most of the articles (N = 6, 54%) revealed that students found it easier in the process of teaching and learning when teachers use a transformer evaluation process, focusing on questioning, was also evidenced in these articles, an increase in the credibility of the students in the process they covered during the training. Concludes with this research that there is still the predominant pedagogical concept in the evaluation process supported conservative, that is, still using the classificatory logic and selective techniques are still anchored in traditional pedagogical
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZHF2
Issue Date: 11-Dec-2011
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_thayana.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.