Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E4HVN
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Vantagens da educação à distância na enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): Alessandra Santos Costa Miranda
Primeiro Orientador: Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
Primeiro membro da banca : Mercia Heloisa Ferreira Cunha
Resumo: A Educação à Distância - EAD é uma metodologia de ensino que vem ganhando mais adeptos nos últimos anos, favorecendo os enfermeiros em seu processo contínuo de capacitação. Desta forma, este estudo trata-se da revisão integrativa de literatura que teve como objetivo reconhecer as vantagens da EAD na área de enfermagem. para a seleção de artigos utilizou-se as bases de dados Lilacs e Medline e a biblioteca virtual Scielo. A amostra desta revisão constituiu-se de cinco artigos publicados no período de 2003 a 2011. Após análise dos artigos incluídos na revisão, os resultados mostraram que EAD representam uma modalidade de ensino adequada para a qualificação do profissional enfermeiro. Os estudos apontam para a grande vantagem da democratização do conhecimento, uma vez que quase todos os autores referem-se às questões geográficas como limitador de acesso ao saber de muitos profissionais da enfermagem.
Abstract: Distance learning is a teaching/learning methodology that has gained more supporters in recent years, and has facilitated nurses in their ongoing training process. As such, this study dealt with an integrative literature review whose objective was to recognize the advantages of DL in the area of nursing. Three databases were used for the selection of articles: Lilacs, Scielo and Medline. The sample of this review was made up of five articles published in the period from 2003 to 2011. After analyzing the articles included in the review, the study results indicated that DL represented a teaching/learning modality that is suited to the trainig of the nursing professional, who needs to keep up the date, thereby reinforcing the nurses' possibility for inclusion and teaching/learning. The studies highlight the great advantage of the democratization of knowledge, seeing as almost all the authors referred to geographical issues as a restriction to accessing knowledge for many professionals.
Assunto: Educação Continuada em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E4HVN
Data do documento: 4-Fev-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20120508120111282.pdf2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.