Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAJ92
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Formação de valores e atitudes: como professores do ensino fundamental enfrentam este desafio
Authors: Henrique Melo Franco Ribeiro
First Advisor: Carmen Maria De Caro Martins
First Co-advisor: Orlando Gomes de Aguiar Junior
First Referee: Orlando Gomes de Aguiar Junior
Second Referee: Arnaldo de Moura Vaz da Silva
Third Referee: Nilma Soares da Silva
Abstract: Nesta dissertação apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre crenças, valores e práticas de professores do Ensino Fundamental com a formação de valores e atitudes. A escola que serviu de cenário a investigação pertence a uma área de alta vulnerabilidade social do município de Belo Horizonte e este panorama traz desafios e dificuldades à prática dos professores e ao trabalho cotidiano com os estudantes. Analisamos os resultados à luz dos estudos sobre Educação Moral e apontamos a importância que os professores atribuem para a discussão sobre valores e atitudes considerando a realidade da escola. Como estratégias metodológicas utilizamos grupos focais e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa teve como foco os desafios, as dificuldades, os impasses e as ações práticas relatadas pelos professores a fim de contribuir com a formação moral do corpo discente. Os professores relatam que as principais dificuldades que enfrentam no dia a dia da escola são a insegurança, a indisciplina, a violência, a falta de respeito, os contravalores que os estudantes trazem consigo além do medo em lidar com as situações de risco a que os estudantes estão submetidos no ambiente escolar e extraescolar. Identificamos que os professores consideram muito importante o trabalho com a formação de valores e atitudes. Para isso, desenvolvem dinâmicas que incentivam o diálogo e a escuta e se mostram sensíveis às situações que acontecem em sala de aula. Também consideram importante trabalhar situações que propiciem uma relação afetiva com os alunos e que contribua com o resgate da auto estima deles.
Abstract: In this thesis we present the results of a research about school teachers` beliefs, values and practices with the formation of values and attitudes. The school that served as the backdrop investigation belongs to an area of high social vulnerability in Belo Horizonte city and this picture brings challenges and difficulties for teachers practices and daily work with the students. We analysed the results in the light of studies on Moral Education and pointed out the importance that the teachers assign to the discussion on values and attitudes considering the reality of the school. Focus groups and semi-structured interviews were used as methodological strategies. The research focused on the challenges, difficulties, dilemmas and practical actions related by teachers in order to contribute to the moral formation of the students. Teachers report that the main difficulties they face in daily school are insecurity, indiscipline, violence, lack of respect, the counter-values that students bring with them, beside fear in dealing with situations of risk to which the students are submitted in and out of the school. We found that teachers consider as highly important the work with the formation of values and attitudes. For this, they develop dynamic that encourage dialogue and listening and are sensitive to situations that happen in the classroom. The teachers also consider important to work in situations that provide an affective relationship with students and contribute to their self esteem rescue.
Subject: Educação e Estado Aspectos sociais
Educação moral
Pratica de ensino  Ensino fundamental
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAJ92
Issue Date: 29-Aug-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.