Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKH3G
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Currículo em educação infantil: a importância da construção de "significados" para a constituição da aprendizagem
Autor(es): Tani Rose Ribeiro Peret Moraes
Primeiro Orientador: Márcia Helena Mesquita Ferreira
Primeiro membro da banca : Hormindo Pereira de Souza Junior
Resumo: A presente pesquisa é uma reflexão em torno do brincar como elemento fundamental que norteia o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. O objetivo principal desse trabalho foi tecer reflexões acerca da importância do brincar como instrumento pedagógico na educação infantil. Os objetivos específicos foram: entender como os educadores posicionam-se diante do brincar como um importante eixo pedagógico da Educação Infantil; conhecer o impacto positivo das brincadeiras no processo de formação da criança; analisar como as brincadeiras têm sido exploradas dentro do espaço escolar, principalmente dentro de creches e pré-escolas; apontar o aspecto do desenvolvimento infantil mais contemplado pelas brincadeiras; conhecer os eixos temáticos da Educação Infantil cujos conteúdos são mais flexíveis para trabalhá-los por meio de brincadeiras; conhecer as brincadeiras que as crianças mais apreciam dentro do espaço escolar. Para a realização desse trabalho foi realizada uma pesquisa documental, com base na análise do Projeto Político Pedagógico da escola utilizada para a pesquisa.
Assunto: Curriculos
Escolas  Organização e administração
Educação pre-escolar
Brincadeiras
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKH3G
Data do documento: 28-Jan-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
taniroseribeiroperetmoraes.pdf731.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.