Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKH3G
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Márcia Helena Mesquita Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1Hormindo Pereira de Souza Juniorpt_BR
dc.creatorTani Rose Ribeiro Peret Moraespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T03:14:01Z-
dc.date.available2019-08-13T03:14:01Z-
dc.date.issued2011-01-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKH3G-
dc.description.resumoA presente pesquisa é uma reflexão em torno do brincar como elemento fundamental que norteia o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. O objetivo principal desse trabalho foi tecer reflexões acerca da importância do brincar como instrumento pedagógico na educação infantil. Os objetivos específicos foram: entender como os educadores posicionam-se diante do brincar como um importante eixo pedagógico da Educação Infantil; conhecer o impacto positivo das brincadeiras no processo de formação da criança; analisar como as brincadeiras têm sido exploradas dentro do espaço escolar, principalmente dentro de creches e pré-escolas; apontar o aspecto do desenvolvimento infantil mais contemplado pelas brincadeiras; conhecer os eixos temáticos da Educação Infantil cujos conteúdos são mais flexíveis para trabalhá-los por meio de brincadeiras; conhecer as brincadeiras que as crianças mais apreciam dentro do espaço escolar. Para a realização desse trabalho foi realizada uma pesquisa documental, com base na análise do Projeto Político Pedagógico da escola utilizada para a pesquisa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subject.otherCurriculospt_BR
dc.subject.otherEscolas  Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.subject.otherBrincadeiraspt_BR
dc.titleCurrículo em educação infantil: a importância da construção de "significados" para a constituição da aprendizagempt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
taniroseribeiroperetmoraes.pdf731.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.