Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKH3G
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Márcia Helena Mesquita Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Junior | pt_BR |
dc.creator | Tani Rose Ribeiro Peret Moraes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T03:14:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T03:14:01Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKH3G | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa é uma reflexão em torno do brincar como elemento fundamental que norteia o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. O objetivo principal desse trabalho foi tecer reflexões acerca da importância do brincar como instrumento pedagógico na educação infantil. Os objetivos específicos foram: entender como os educadores posicionam-se diante do brincar como um importante eixo pedagógico da Educação Infantil; conhecer o impacto positivo das brincadeiras no processo de formação da criança; analisar como as brincadeiras têm sido exploradas dentro do espaço escolar, principalmente dentro de creches e pré-escolas; apontar o aspecto do desenvolvimento infantil mais contemplado pelas brincadeiras; conhecer os eixos temáticos da Educação Infantil cujos conteúdos são mais flexíveis para trabalhá-los por meio de brincadeiras; conhecer as brincadeiras que as crianças mais apreciam dentro do espaço escolar. Para a realização desse trabalho foi realizada uma pesquisa documental, com base na análise do Projeto Político Pedagógico da escola utilizada para a pesquisa. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.other | Curriculos | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pre-escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | Currículo em educação infantil: a importância da construção de "significados" para a constituição da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
taniroseribeiroperetmoraes.pdf | 731.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.