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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBF3V
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Conselhos escolares: instrumentos de democratização da escola pública |
Autor(es): | Maria Ivanete Hermogenes |
primer Tutor: | Fernanda Araujo Coutinho Campos |
primer miembro del tribunal : | Hormindo Pereira de Souza Junior |
Resumen: | Este trabalho parte de uma preocupação que ronda as escolas públicas e suas equipes gestoras a criação dos Conselhos Escolares e sua atuação, que vem de encontro aos anseios da sociedade que é a democratização do ensino público, haja vista que a LDB 9394/96, já prenunciada desde 2006 a implantação deste mecanismo de atuação dentro das escolas públicas. A Instituição escolar é um ambiente propício para exercitar a cidadania democrática como prática social que visa contribuir para o desenvolvimento do cidadão consciente, autônomo e emancipado, e esta constatação é que impulsiona a atuação dos conselhos. O período escolhido, para a análise foi o ano de 2010, com a atual gestão da escola que vem buscando implantar o Conselho Escolar na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto, atendendo, além de orientações do MEC, à uma legislação municipal divulgada neste ano. O objetivo principal deste trabalho é descrever e analisar os cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação da Secretaria de Educação Básica e sua funcionalidade. |
Asunto: | Educação Gestão democrática Conselhos de educação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBF3V |
Fecha del documento: | 27-ene-2011 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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