Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBFWC
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Conselho escolar e a gestão democrática no trabalho coletivo
Autor(es): Rosi-meyre Lopes de Freitas Fernandes
Primeiro Orientador: Jorge Ribeiro da Silva
Primeiro membro da banca : Hormindo Pereira de Souza Junior
Resumo: Este trabalho pretende abordar a relação estabelecida entre a gestão democrática e a participação do Conselho Escolar como auxiliar para a construção de um trabalho coletivo da escola. Para a efetivação de uma base de apoio sobre esta questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com teóricos que debatem sobre este assunto como Arroyo, Dalben, Gadotti, Freire e outros, além de entrevista com o gestor da escola campo da pesquisa e com alguns membros do Conselho Escolar para que pudessem ser enumeradas as ações que viabilizam a participação deste órgão nas decisões que ocorrem dentro da escola, mediante a gestão democrática, fazendo do trabalho coletivo uma base sólida para as tomadas de decisões de uma forma geral, objetivando realizar uma educação de qualidade e acessível a todos. Conforme a pesquisa realizada, o gestor moderno, atual, não trabalha sozinho, está sujeito a um desempenho de fracasso, principalmente, na área da educação, onde a participação de todos da comunidade é imprescindível, se não fizer da mesma, juntamente com o Conselho de Escola, uma base a de apoio para o sucesso da sua gestão.
Assunto: Educação
Gestão democrática
Escolas  Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBFWC
Data do documento: 29-Jul-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

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