Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBFWC
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Conselho escolar e a gestão democrática no trabalho coletivo |
Autor(es): | Rosi-meyre Lopes de Freitas Fernandes |
Primeiro Orientador: | Jorge Ribeiro da Silva |
Primeiro membro da banca : | Hormindo Pereira de Souza Junior |
Resumo: | Este trabalho pretende abordar a relação estabelecida entre a gestão democrática e a participação do Conselho Escolar como auxiliar para a construção de um trabalho coletivo da escola. Para a efetivação de uma base de apoio sobre esta questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com teóricos que debatem sobre este assunto como Arroyo, Dalben, Gadotti, Freire e outros, além de entrevista com o gestor da escola campo da pesquisa e com alguns membros do Conselho Escolar para que pudessem ser enumeradas as ações que viabilizam a participação deste órgão nas decisões que ocorrem dentro da escola, mediante a gestão democrática, fazendo do trabalho coletivo uma base sólida para as tomadas de decisões de uma forma geral, objetivando realizar uma educação de qualidade e acessível a todos. Conforme a pesquisa realizada, o gestor moderno, atual, não trabalha sozinho, está sujeito a um desempenho de fracasso, principalmente, na área da educação, onde a participação de todos da comunidade é imprescindível, se não fizer da mesma, juntamente com o Conselho de Escola, uma base a de apoio para o sucesso da sua gestão. |
Assunto: | Educação Gestão democrática Escolas Organização e administração |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBFWC |
Data do documento: | 29-Jul-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_rosi_meyre_lopes_de_freitas_fernandes.pdf | 227.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.