Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBFWC
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Conselho escolar e a gestão democrática no trabalho coletivo |
Authors: | Rosi-meyre Lopes de Freitas Fernandes |
First Advisor: | Jorge Ribeiro da Silva |
First Referee: | Hormindo Pereira de Souza Junior |
Abstract: | Este trabalho pretende abordar a relação estabelecida entre a gestão democrática e a participação do Conselho Escolar como auxiliar para a construção de um trabalho coletivo da escola. Para a efetivação de uma base de apoio sobre esta questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com teóricos que debatem sobre este assunto como Arroyo, Dalben, Gadotti, Freire e outros, além de entrevista com o gestor da escola campo da pesquisa e com alguns membros do Conselho Escolar para que pudessem ser enumeradas as ações que viabilizam a participação deste órgão nas decisões que ocorrem dentro da escola, mediante a gestão democrática, fazendo do trabalho coletivo uma base sólida para as tomadas de decisões de uma forma geral, objetivando realizar uma educação de qualidade e acessível a todos. Conforme a pesquisa realizada, o gestor moderno, atual, não trabalha sozinho, está sujeito a um desempenho de fracasso, principalmente, na área da educação, onde a participação de todos da comunidade é imprescindível, se não fizer da mesma, juntamente com o Conselho de Escola, uma base a de apoio para o sucesso da sua gestão. |
Subject: | Educação Gestão democrática Escolas Organização e administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBFWC |
Issue Date: | 29-Jul-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_rosi_meyre_lopes_de_freitas_fernandes.pdf | 227.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.