Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBHBF
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Tempo integral: um estudo sobre o programa "Escola Integrada" desenvolvido pela E. M. "Nossa Escola", suas relações com a comunidade escolar
Autor(es): Ana de Barros Silveira Pequeno
Primeiro Orientador: Viviane Aparecida Rodrigues
Primeiro membro da banca : Hormindo Pereira de Souza Junior
Resumo: O presente trabalho pretende analisar a experiência do Programa Escola Integrada (PEI) criado pela Prefeitura / Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, que visa garantir a extensão da jornada dos estudantes das escolas municipais, através da oferta de atividades culturais e educativas diversas, no contra turno de estudo dos (as) alunos (as) participantes. Focaremos nosso trabalho no PEI da Escola Municipal Nossa Escola (EMNE), que aderiu ao programa a partir de março de 2009. O objetivo do estudo será verificar em que medida o PEI tem contribuído para melhoria da qualidade do ensino oferecido aos estudantes da EMNE. Nesse sentido, procuraremos elucidar as seguintes questões através de nossa pesquisa: 1º - Em que medida, a ampliação do tempo escolar tem influenciado na melhoria das condições de aprendizagem dos alunos? 2 º - Quais os critérios são utilizados pela Escola na definição da matriz curricular do PEI? 3º - Quais atividades extracurriculares diferenciadas têm sido trabalhadas no PEI? 4º - Qual o papel da gestão escolar frente ao desenvolvimento do PEI e aos desafios encontrados.
Assunto: Comunidade e escola
Escolas Organização e Administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBHBF
Data do documento: 29-Jan-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

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