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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Os conselhos escolares na efetivação da gestão democrática
Autor(es): Eliane Antunes Pereira
primer Tutor: Fabiana Sabará Dias
primer miembro del tribunal : Hormindo Pereira de Souza Junior
Resumen: Este trabalho tem como tema o conselho escolar como instrumento do modelo de gestão democrática. Os conselhos escolares são órgãos que tem representatividade de todos os segmentos da comunidade escolar. Seu principal objetivo é favorecer a gestão democrática, envolvendo toda a comunidade escolar nos processos de decisão da instituição escolar, fazendo com que todos sejam responsáveis pela melhoria da educação oferecida. Pretende-se com este trabalho apontar mecanismos e estratégias para melhoria das práticas educativas e da gestão democrática dos processos de decisão da escola, bem como a implantação dos conselhos escolares como forma de democratização e participação na instituição escolar amparados pela legislação brasileira atual. O procedimento metodológico compreendeu estudos bibliográficos e análise documental do projeto político-pedagógico de uma escola da rede municipal de Capitão Enéas-MG. Concluiu-se com base nos objetivos propostos que os conselhos escolares despontam como uma das formas para efetivação da gestão democrática e participativa na escola. Através dos conselhos a comunidade escolar e local se organiza e participa efetivamente das decisões, na construção do Projeto Político-Pedagógico exercendo papel importante, para que este esteja de acordo com as necessidades da instituição, é neste momento de integração e participação que surgem novas idéias e efetivam o compromisso de todos pela educação de qualidade. A comunidade escolar partilha o poder e divide responsabilidades com o gestor que é o articulador e incentivador de todo o processo de democratização do espaço escolar. Assim a escola se torna um espaço propício para o exercício da democracia e cidadania.
Asunto: Gestão democrática
Escolas Organização e Administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCFDH
Fecha del documento: 28-ene-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

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