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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCFDH
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Fabiana Sabará Dias | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Junior | pt_BR |
dc.creator | Eliane Antunes Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T08:44:34Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T08:44:34Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCFDH | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como tema o conselho escolar como instrumento do modelo de gestão democrática. Os conselhos escolares são órgãos que tem representatividade de todos os segmentos da comunidade escolar. Seu principal objetivo é favorecer a gestão democrática, envolvendo toda a comunidade escolar nos processos de decisão da instituição escolar, fazendo com que todos sejam responsáveis pela melhoria da educação oferecida. Pretende-se com este trabalho apontar mecanismos e estratégias para melhoria das práticas educativas e da gestão democrática dos processos de decisão da escola, bem como a implantação dos conselhos escolares como forma de democratização e participação na instituição escolar amparados pela legislação brasileira atual. O procedimento metodológico compreendeu estudos bibliográficos e análise documental do projeto político-pedagógico de uma escola da rede municipal de Capitão Enéas-MG. Concluiu-se com base nos objetivos propostos que os conselhos escolares despontam como uma das formas para efetivação da gestão democrática e participativa na escola. Através dos conselhos a comunidade escolar e local se organiza e participa efetivamente das decisões, na construção do Projeto Político-Pedagógico exercendo papel importante, para que este esteja de acordo com as necessidades da instituição, é neste momento de integração e participação que surgem novas idéias e efetivam o compromisso de todos pela educação de qualidade. A comunidade escolar partilha o poder e divide responsabilidades com o gestor que é o articulador e incentivador de todo o processo de democratização do espaço escolar. Assim a escola se torna um espaço propício para o exercício da democracia e cidadania. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Participação coletiva | pt_BR |
dc.subject | Conselhos escolares | pt_BR |
dc.subject | Projeto políticopedagógico | pt_BR |
dc.subject | democrática | pt_BR |
dc.subject | Gestão D | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e Administração | pt_BR |
dc.title | Os conselhos escolares na efetivação da gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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