Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCFDH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fabiana Sabará Diaspt_BR
dc.contributor.referee1Hormindo Pereira de Souza Juniorpt_BR
dc.creatorEliane Antunes Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T08:44:34Z-
dc.date.available2019-08-13T08:44:34Z-
dc.date.issued2011-01-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCFDH-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema o conselho escolar como instrumento do modelo de gestão democrática. Os conselhos escolares são órgãos que tem representatividade de todos os segmentos da comunidade escolar. Seu principal objetivo é favorecer a gestão democrática, envolvendo toda a comunidade escolar nos processos de decisão da instituição escolar, fazendo com que todos sejam responsáveis pela melhoria da educação oferecida. Pretende-se com este trabalho apontar mecanismos e estratégias para melhoria das práticas educativas e da gestão democrática dos processos de decisão da escola, bem como a implantação dos conselhos escolares como forma de democratização e participação na instituição escolar amparados pela legislação brasileira atual. O procedimento metodológico compreendeu estudos bibliográficos e análise documental do projeto político-pedagógico de uma escola da rede municipal de Capitão Enéas-MG. Concluiu-se com base nos objetivos propostos que os conselhos escolares despontam como uma das formas para efetivação da gestão democrática e participativa na escola. Através dos conselhos a comunidade escolar e local se organiza e participa efetivamente das decisões, na construção do Projeto Político-Pedagógico exercendo papel importante, para que este esteja de acordo com as necessidades da instituição, é neste momento de integração e participação que surgem novas idéias e efetivam o compromisso de todos pela educação de qualidade. A comunidade escolar partilha o poder e divide responsabilidades com o gestor que é o articulador e incentivador de todo o processo de democratização do espaço escolar. Assim a escola se torna um espaço propício para o exercício da democracia e cidadania.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParticipação coletivapt_BR
dc.subjectConselhos escolarespt_BR
dc.subjectProjeto políticopedagógicopt_BR
dc.subjectdemocráticapt_BR
dc.subjectGestão Dpt_BR
dc.subject.otherGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e Administraçãopt_BR
dc.titleOs conselhos escolares na efetivação da gestão democráticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_eliane_antunes_pereira.pdf337.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.