Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCHC8
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renato Lopes dos Santospt_BR
dc.creatorKarina Christiana Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T09:06:20Z-
dc.date.available2019-08-12T09:06:20Z-
dc.date.issued2011-01-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCHC8-
dc.description.resumoA avaliação da aprendizagem merece destaque e reflexão, tanto no Projeto Político- Pedagógico de todas as escolas, quanto no estudo de cunho científico que aponta vários pressupostos sobre a prática docente, o aprendizado e as relações sóciointerativas do processo e da transformação exercidas por ele. A reflexão desse Trabalho de Conclusão de Curso salienta paradigmas, que ocultos na avaliação tradicional, ainda impõem uma relação de poder entre avaliados e avaliadores. Mas, prioritariamente, o Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Vera Lúcia Paraíso abre precedência para os efeitos positivos do processo avaliativo democrático, onde os resultados são sistematizados e servem como parâmetro para avaliar o trabalho docente e por outro lado se transformam em avaliação institucional, oferecendo indicadores capazes de auxiliar no processo de envolvimento dos profissionais para o trabalho coletivo da escola.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColetivopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectDemocráticapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherAlunos  Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherRendimento escolarpt_BR
dc.subject.otherGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e Administraçãopt_BR
dc.titleAvaliar para realimentar o saber e as práticas educativaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_karina_christiana_ferreira.pdf586.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.