Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCJ8Y
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O currículo no desenvolvimento da aprendizagem
Autor(es): Livia de Matos Lucchesi de Almeida
Primeiro Orientador: Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
Primeiro membro da banca : Hormindo Pereira de Souza Junior
Resumo: O TCC proposto pelo curso de Pós-graduação em Gestão Escolar da UFMG me possibilitou um olhar analítico e critico sobre a realidade de minha escola. Assim, após a elaboração do PPP da Escola Municipal Maria Oliveira da Cunha procurei refletir e entender o currículo escolar, a forma como este vem sendo tratado quanto a sua formulação, função e aceitação no âmbito escolar. Nesse aspecto, ponderei diante do currículo as mudanças que vem acontecendo na consciência e identidade, tanto dos educadores quanto dos educandos. A análise critica do PPP, mostrou que o currículo deve ser elaborado diante da realidade de cada escola. Assim, torna-se imprescindível o respeito às diversidades culturais, que adentram a escola e considerar o direito do educando a uma escola de qualidade. Por outro lado, o educador também precisa ser lembrado, como sujeito de direito na elaboração deste currículo, na busca por práticas mais precisas, para a efetivação do seu trabalho. O TCC possibilitou a interlocução com a academia, em que os diálogos com diversos autores contribuíram para repensar e apresentar conclusões e idéias a respeito do currículo. Dentro das considerações que eu cheguei analiso que o currículo ainda precisa se reavaliado diante das realidades encontradas na escola. A constatação que o currículo elaborado se sustentava na base nacional comum dos conteúdos, e ainda trazia uma transversalidade de temas que propunha como eixo norteador a interdisciplinaridade, tendo como tema maior a Marginalização Social, estava longe de sua efetivação. A proposta escrita ainda carecia de ser assumida e realizada pelo coletivo da escola.
Assunto: Currículos
Escolas Organização e administração
Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCJ8Y
Data do documento: 27-Jan-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdf223.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.