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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCJ8Y
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Junior | pt_BR |
dc.creator | Livia de Matos Lucchesi de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T18:56:21Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T18:56:21Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCJ8Y | - |
dc.description.resumo | O TCC proposto pelo curso de Pós-graduação em Gestão Escolar da UFMG me possibilitou um olhar analítico e critico sobre a realidade de minha escola. Assim, após a elaboração do PPP da Escola Municipal Maria Oliveira da Cunha procurei refletir e entender o currículo escolar, a forma como este vem sendo tratado quanto a sua formulação, função e aceitação no âmbito escolar. Nesse aspecto, ponderei diante do currículo as mudanças que vem acontecendo na consciência e identidade, tanto dos educadores quanto dos educandos. A análise critica do PPP, mostrou que o currículo deve ser elaborado diante da realidade de cada escola. Assim, torna-se imprescindível o respeito às diversidades culturais, que adentram a escola e considerar o direito do educando a uma escola de qualidade. Por outro lado, o educador também precisa ser lembrado, como sujeito de direito na elaboração deste currículo, na busca por práticas mais precisas, para a efetivação do seu trabalho. O TCC possibilitou a interlocução com a academia, em que os diálogos com diversos autores contribuíram para repensar e apresentar conclusões e idéias a respeito do currículo. Dentro das considerações que eu cheguei analiso que o currículo ainda precisa se reavaliado diante das realidades encontradas na escola. A constatação que o currículo elaborado se sustentava na base nacional comum dos conteúdos, e ainda trazia uma transversalidade de temas que propunha como eixo norteador a interdisciplinaridade, tendo como tema maior a Marginalização Social, estava longe de sua efetivação. A proposta escrita ainda carecia de ser assumida e realizada pelo coletivo da escola. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Currículos | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.title | O currículo no desenvolvimento da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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