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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDEPG
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública |
Autor(es): | Luzia de Campos Casas |
Primeiro Orientador: | Maria Angélica Araújo Ribeiro |
Resumo: | Este trabalho aborda um dos problemas atuais no campo da gestão democrática da escola pública: os conselhos escolares na democratização dos processos decisórios da instituição. A pesquisa tem como foco principal a participação dos membros do colegiado da Escola Municipal Wladimir de Paula Gomes na elaboração e na consolidação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida escola. O objetivo deste é retraçar e analisar os modos de participação do Colegiado no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a análise documental. A análise mostrou que o Colegiado da escola pesquisada cumpre a função deliberativa, consultiva, mobilizadora e fiscal no processo de elaboração e de consolidação do PPP. Apresentou ainda a tendência de referendar as propostas e os projetos pedagógicos apresentados pela escola para que ele procedesse a sua análise e a sua aprovação. |
Assunto: | Gestão democrática Autodeterminação (Educação) Escolas Organização e Administração Educação e Estado |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDEPG |
Data do documento: | 26-Jan-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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