Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDEPG
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública
Autor(es): Luzia de Campos Casas
Primeiro Orientador: Maria Angélica Araújo Ribeiro
Resumo: Este trabalho aborda um dos problemas atuais no campo da gestão democrática da escola pública: os conselhos escolares na democratização dos processos decisórios da instituição. A pesquisa tem como foco principal a participação dos membros do colegiado da Escola Municipal Wladimir de Paula Gomes na elaboração e na consolidação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida escola. O objetivo deste é retraçar e analisar os modos de participação do Colegiado no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a análise documental. A análise mostrou que o Colegiado da escola pesquisada cumpre a função deliberativa, consultiva, mobilizadora e fiscal no processo de elaboração e de consolidação do PPP. Apresentou ainda a tendência de referendar as propostas e os projetos pedagógicos apresentados pela escola para que ele procedesse a sua análise e a sua aprovação.
Assunto: Gestão democrática
Autodeterminação (Educação)
Escolas Organização e Administração
Educação e Estado
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDEPG
Data do documento: 26-Jan-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

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