Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDEPG
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Angélica Araújo Ribeiro | pt_BR |
dc.creator | Luzia de Campos Casas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T11:01:10Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T11:01:10Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-26 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDEPG | - |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda um dos problemas atuais no campo da gestão democrática da escola pública: os conselhos escolares na democratização dos processos decisórios da instituição. A pesquisa tem como foco principal a participação dos membros do colegiado da Escola Municipal Wladimir de Paula Gomes na elaboração e na consolidação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida escola. O objetivo deste é retraçar e analisar os modos de participação do Colegiado no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a análise documental. A análise mostrou que o Colegiado da escola pesquisada cumpre a função deliberativa, consultiva, mobilizadora e fiscal no processo de elaboração e de consolidação do PPP. Apresentou ainda a tendência de referendar as propostas e os projetos pedagógicos apresentados pela escola para que ele procedesse a sua análise e a sua aprovação. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Colegiado | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Autodeterminação (Educação) | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_luzia_de_campos_casas.pdf | 213.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.