Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEHLV
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Plano de intervenção: Construir uma proposta de formação pedagógica para os profissionais que atuam como docentes nos cursos da ETSUS/RS
Autor(es): Salete Paula de Moura
Primeiro Orientador: Celina Maria Modena
Primeiro membro da banca : Tacia Maria Pereira Flisch
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fundamentar a construção de uma proposta de formação pedagógica para os profissionais que atuam na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Sul (ETSUS/RS), destacando a importância da mesma, trazendo para o cenário escolar elementos que possibilitem a construção das competências coletivas essenciais ao trabalho voltado para a ação crítica e transformadora, de forma comprometida com os desafios da atual realidade social brasileira; a partir das reflexões acerca do trabalho desenvolvido nesta escola. No momento atual da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS) faz-se necessário a construção de uma proposta de formação docente que produza modos subjetivos, novas e diferentes formas de ser trabalhador da saúde, que (re)existam ao que está instituído e se aliem ao desafio de afirmar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como referência central o significado social da ação educativa no âmbito da saúde.
Abstract: This paper aims to support the construction of a proposed pedagogical training for professionals working in the Technical School of the Health System of Rio Grande do Sul (ETSUS / RS), highlighting the importance of it, bringing to the school setting elements enabling the construction of collective competences essential to work toward the critical and transformative action, so committed to the challenges of the current Brazilian social reality, from the reflections about the work of this school. At the present Net SUS Technical Schools (RETSUS) it is necessary to build a proposal for teacher education that produces subjective modes, new and different ways of being a health worker, who (re) introduced to what is there and if you combine the challenge of affirming the principles and guidelines of the Unified Health System (SUS), as a central reference the social significance of educational action in health.
Assunto: Educação em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEHLV
Data do documento: 24-Jun-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
salete_paula_de_moura.pdf316.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.