Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEHLV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Celina Maria Modenapt_BR
dc.contributor.referee1Tacia Maria Pereira Flischpt_BR
dc.creatorSalete Paula de Mourapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T11:33:36Z-
dc.date.available2019-08-13T11:33:36Z-
dc.date.issued2013-06-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEHLV-
dc.description.abstractThis paper aims to support the construction of a proposed pedagogical training for professionals working in the Technical School of the Health System of Rio Grande do Sul (ETSUS / RS), highlighting the importance of it, bringing to the school setting elements enabling the construction of collective competences essential to work toward the critical and transformative action, so committed to the challenges of the current Brazilian social reality, from the reflections about the work of this school. At the present Net SUS Technical Schools (RETSUS) it is necessary to build a proposal for teacher education that produces subjective modes, new and different ways of being a health worker, who (re) introduced to what is there and if you combine the challenge of affirming the principles and guidelines of the Unified Health System (SUS), as a central reference the social significance of educational action in health.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo fundamentar a construção de uma proposta de formação pedagógica para os profissionais que atuam na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Sul (ETSUS/RS), destacando a importância da mesma, trazendo para o cenário escolar elementos que possibilitem a construção das competências coletivas essenciais ao trabalho voltado para a ação crítica e transformadora, de forma comprometida com os desafios da atual realidade social brasileira; a partir das reflexões acerca do trabalho desenvolvido nesta escola. No momento atual da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS) faz-se necessário a construção de uma proposta de formação docente que produza modos subjetivos, novas e diferentes formas de ser trabalhador da saúde, que (re)existam ao que está instituído e se aliem ao desafio de afirmar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como referência central o significado social da ação educativa no âmbito da saúde.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde (SUS)pt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subject.otherEducação em Enfermagempt_BR
dc.titlePlano de intervenção: Construir uma proposta de formação pedagógica para os profissionais que atuam como docentes nos cursos da ETSUS/RSpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
salete_paula_de_moura.pdf316.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.