Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FFHAN
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A metodologia problematizadora: reconhecimento e alcance na mudança de comportamento do aluno-trabalhador |
Autor(es): | Sonia Regina de Araújo |
Primeiro Orientador: | Simone Cardoso Lisboa Pereira |
Primeiro membro da banca : | Paula Goncalves Bicalho |
Resumo: | Introdução - O uso da metodologia da problematização, nos cursos de Educação Permanente das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde, prevê a formação de um indivíduo ético, com postura crítica e reflexiva e que desenvolva seu trabalho com base nos princípios da Humanização. Objetivo Propor avaliação do resultado da utilização da metodologia da problematização, na práxis do corpo discente, por meio de rodas de conversa. Métodos - Trata-se de um projeto de intervenção na Escola Técnica de Saúde Sul, do município de São Paulo. Os sujeitos deste trabalho serão os 36 alunos da ETSUS Sul do município de São Paulo, 05 gerentes ambientais (chefias imediatas) e 07 docentes. A interpretação do material coletado se dará pela análise dos conteúdos explicitados durante o desenrolar das rodas de conversa. Resultados esperados - Constatar o alcance da metodologia problematizadora na mudança da práxis dos alunos. |
Abstract: | Introduction The use of the Problematization Methodology on Continuing Education courses in the Technical School from Public Health System provides the generation of an ethical subject with critical and reflective attitude, a subject who develop his work based on the principles of Humanization. Objective - Propose evaluation result of the use of problem methodology, in the praxis of the student body, through conversation circles. Methods - Qualitative research, with exploratory feature, descriptive-analytical focus, through the application of the conversation circles technique. The subjects of this study will be composed of 36 students from South ETSUS of São Paulo, 05 environment managers (line managers) and 07 teachers. The interpretation of the collected material will be done analyzing the contents explained during the course of the conversation circles. Expected results It is expected to demonstrate the extent of the Problematization Methodology in changing the students praxis. |
Assunto: | Educação em Enfermagem |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FFHAN |
Data do documento: | 9-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
s_nia_regina_de_ara_jo.pdf | 385.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.