Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKFZP
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Avaliação como eixo norteador do curso de formação inicial dos agentes comunitários de saúde: uma proposta de intervenção |
Autor(es): | Ruskaia Heringer Rosario Poyares |
Primeiro Orientador: | Adriano Marcal Pimenta |
Primeiro membro da banca : | Alda Martins Goncalves |
Resumo: | Considerando que a avaliação, em seu conceito ampliado, apresenta reflexões e desafios na sociedade contemporânea e, consequentemente, nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS), o presente estudo apresenta como objetivo construir, de forma coletiva, ferramentas para avaliar o Curso de Formação Inicial de Agente Comunitário de Saúde da ETSUS Espírito Santo, numa lógica da avaliação educacional baseada em princípios pedagógicos que preconizam a avaliação atrelada à corresponsabilização, à emancipação e à visão crítica e reflexiva de todos os atores envolvidos no processo de educação da escola. Esta proposta de intervenção tem por finalidade traçar novos rumos no que se refere ao curso em questão, por meio de uma abordagem quanti-qualitiativa, que apresenta como foco a qualidade e o aperfeiçoamento das ações educativas e consequente fortalecimento do SUS. |
Abstract: | Considering that the evaluation, in its amplified concept, shows reflections and challenges in the modern society and consequently, in the Technical Schools of the Unified Health System (ETSUS), the objective of this paper is to build in a collective way, tools to assess the Preparation Course of Community Health Agents from ETSUS Espírito Santo, in an educational evaluation logic based on pedagogical principles that emphasize the evaluation linked with the mutual responsibility, emancipation and the critical and reflective view from all the actors involved in the educational process of the school. This intervention proposition has the purpose of drawing new perspectives to the course in question, by using a quantitative and qualitative approach, whose goal is the quality and improvement of educational actions and the subsequent empowerment of SUS. |
Assunto: | Educação em Enfermagem |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKFZP |
Data do documento: | 20-Fev-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ruskaia_heringer_rosario_poyares.pdf | 241.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.