Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKHEL
Type: Monografias de Especialização
Title: Currículo básico da educação em saúde na ETSUS/Unimontes: uma proposta de integração curricular
Authors: Simária de Jesus Soares
First Advisor: Maria Ines Barreiros Senna
First Referee: Adriano Marcal Pimenta
Abstract: Este estudo argumenta sobre a eleição de disciplinas comuns aos Cursos Técnicos oferecidos pela ETSUS Unimontes, observada a existência de uma relação coerente e integrada entre os cursos da área da saúde e no qual se estabelece uma proposta de integração da sua matriz curricular, face à fragmentação e/ou sobreposição de ofertas das disciplinas nos cursos Técnicos em Citopatologia, Gerência em Saúde, Enfermagem, Saúde Bucal, Vigilância em Saúde. Esta integração curricular visa, portanto, descrever os currículos vigentes dos cursos de educação profissional, comparar os distintos currículos, estabelecer os eixos comuns da formação e, enfim, elaborar um currículo básico dos cursos técnicos da saúde. Utilizou-se, como metodologia, a análise documental sobre o perfil dos trabalhadores de saúde, currículos dos cursos ofertados pela ETSUS, planos de ensino das distintas disciplinas, Projeto Político Pedagógico (PPP), com estudo comparativo entre os distintos currículos e a realização de uma proposta de criação de um núcleo comum a todos os cursos da ETSUS. Como resultado, observa-se que a adequação do currículo deve possibilitar aos profissionais da saúde a compreensão da realidade para além de sua aparência e, assim, o desenvolvimento de condições para transformá-la em benefício das necessidades mais integradas, possibilita o reaproveitamento de disciplinas em novas matrículas; permite que o estudante tenha a oportunidade de cursar novamente a disciplina em outro curso (em caso de reprovação); otimiza o material didático (em produção e custo) e estabelece uma relação coerente entre disciplinas afins dos diversos cursos oferecidos. Observa-se também que sua oferta possibilita atividades pedagógicas integradas, como o uso do currículo integrado, por meio de metodologias problematizadoras.
Abstract: This study argues about the choice of common disciplines to the Technical Courses offered by ETSUS Unimontes, observing the existence of a coherent and integrated relationship in courses in the area of health and in which establishes a proposal to integrate their curriculum given the fragmentation and/or overlapping discipline offer in Technical Courses of Cytopathology, Health Management, Nursing, Dental Health and Health Surveillance. This curriculum integration aims, therefore, to describe the current curricula in courses of professional education, compare the different curricula, establish the common axis of formation and, at last, develop a core curriculum for Health Technical Courses. The methodology applied was based on document analysis on the profile of health workers, the curricula of courses ETSUS, the curriculum of distinct disciplines, Political-pedagogical Project (PPP) with a comparative study on the distinct curricula and the development of a proposal to create a common core to all ETSUS courses. As a result, it was observed that the curriculum suitability must provide the health professionals with the understanding of reality beyond its appearance and, thus, the development of conditions to transform it in favor of more integrated needs, enabling reuses of disciplines in new enrollments; allowing the student to have the opportunity to retake a discipline in other courses (in case of failure); optimizing didactic materials (in production and cost) and establishing a coherent relationship among related disciplines from the courses which are offered. It was also observed that this offer allows integrated pedagogical activities such as the use of integrated curriculum through investigative methodology.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKHEL
Issue Date: 18-Feb-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.