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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Inclusão de uma referência pedagógica na coordenação dos cursos técnicos profissionalizantes descentralizados
Autor(es): Juracy Xavier de Oliveira
Primeiro Orientador: Mercia Heloisa Ferreira Cunha
Primeiro membro da banca : Eulita Maria Barcelos
Resumo: A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) tem como missão promover a qualificação de profissionais atuantes no SUS por meio da construção e difusão de conhecimentos gerados a partir da integração ensino-serviço. O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de se repensar os processos de formação dos alunos/profissionais para o SUS, considerando que se evidenciou que o processo ensino aprendizagem nos cursos técnicos descentralizados da ESP-MG não estava sendo acompanhado por um profissional com formação técnica para tal, e que há necessidade em se oferecer uma referência pedagógica in loco na coordenação dos cursos técnicos descentralizados da ESPMG. Desse modo, o objetivo deste trabalho é sensibilizar os gestores da ESP-MG quanto à importância da participação do pedagogo no acompanhamento dos cursos técnicos descentralizados. O caminho metodológico baseou-se em levantamento documental, apoiado em literaturas relacionadas ao apoio do pedagogo nas ações educacionais, legislações da saúde no âmbito da união e artigos acadêmicos disponíveis na internet. Todo esse arcabouço forneceu o aporte teórico para a concepção de uma proposta de intervenção, que poderá oferecer contribuições, tanto para o acompanhamento permanente do corpo docente e discente, quanto na otimização dos processos indispensáveis para a efetivação das ações educacionais descentralizadas, bem como para a melhoria da qualidade didática pedagógica, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem poderá ser acompanhado por um profissional habilitado e capacitado para tal.
Abstract: The School of Public Health of the State of Minas Gerais (MG-ESP) aims to promote the skills of professionals working in the NHS through the construction and dissemination of knowledge generated from the integration of teaching and service. This work arose from the need to rethink the process of training students/professionals for the NHS. It is believed that there is necessity to provide a pedagogical reference spot in the coordination of technical courses decentralized ESP-MG, whose activities could bring major contributions, both for continuous monitoring to faculty and students, as in the optimization of processes required for the realization of educational activities decentralized. The methodological approach of the study was performed by means of desk research with bibliographic support. Thus, it was found that the learning process in technical courses decentralized ESP-MG were not accompanied by a professional technical training for such. Therefore, the aim of this work is to propose to the senior management of the institution including this professional.
Assunto: Educação em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FLHJB
Data do documento: 30-Ago-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

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