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dc.contributor.advisor1Mercia Heloisa Ferreira Cunhapt_BR
dc.contributor.referee1Eulita Maria Barcelospt_BR
dc.creatorJuracy Xavier de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T17:35:44Z-
dc.date.available2019-08-11T17:35:44Z-
dc.date.issued2013-08-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FLHJB-
dc.description.abstractThe School of Public Health of the State of Minas Gerais (MG-ESP) aims to promote the skills of professionals working in the NHS through the construction and dissemination of knowledge generated from the integration of teaching and service. This work arose from the need to rethink the process of training students/professionals for the NHS. It is believed that there is necessity to provide a pedagogical reference spot in the coordination of technical courses decentralized ESP-MG, whose activities could bring major contributions, both for continuous monitoring to faculty and students, as in the optimization of processes required for the realization of educational activities decentralized. The methodological approach of the study was performed by means of desk research with bibliographic support. Thus, it was found that the learning process in technical courses decentralized ESP-MG were not accompanied by a professional technical training for such. Therefore, the aim of this work is to propose to the senior management of the institution including this professional.pt_BR
dc.description.resumoA Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) tem como missão promover a qualificação de profissionais atuantes no SUS por meio da construção e difusão de conhecimentos gerados a partir da integração ensino-serviço. O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de se repensar os processos de formação dos alunos/profissionais para o SUS, considerando que se evidenciou que o processo ensino aprendizagem nos cursos técnicos descentralizados da ESP-MG não estava sendo acompanhado por um profissional com formação técnica para tal, e que há necessidade em se oferecer uma referência pedagógica in loco na coordenação dos cursos técnicos descentralizados da ESPMG. Desse modo, o objetivo deste trabalho é sensibilizar os gestores da ESP-MG quanto à importância da participação do pedagogo no acompanhamento dos cursos técnicos descentralizados. O caminho metodológico baseou-se em levantamento documental, apoiado em literaturas relacionadas ao apoio do pedagogo nas ações educacionais, legislações da saúde no âmbito da união e artigos acadêmicos disponíveis na internet. Todo esse arcabouço forneceu o aporte teórico para a concepção de uma proposta de intervenção, que poderá oferecer contribuições, tanto para o acompanhamento permanente do corpo docente e discente, quanto na otimização dos processos indispensáveis para a efetivação das ações educacionais descentralizadas, bem como para a melhoria da qualidade didática pedagógica, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem poderá ser acompanhado por um profissional habilitado e capacitado para tal.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntegração ensino-serviçopt_BR
dc.subjectAções educacionaispt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectCursos técnicospt_BR
dc.subject.otherEducação em Enfermagempt_BR
dc.titleInclusão de uma referência pedagógica na coordenação dos cursos técnicos profissionalizantes descentralizadospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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