Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZGKL
Type: Monografias de Especialização
Title: Os sentidos atribuídos às atividades investigativas em um livro didático de Ciências do sexto ano
Authors: Maria Alaide Rosa
First Advisor: Marina de Lima Tavares
First Referee: Santer Alvares de Matos
Abstract: Neste trabalho, realizamos uma análise da seção orientações para o professor do manual do professor de um livro didático de Ciências do sexto ano do Ensino Fundamental aprovado no PNLD/ 2011, o qual propõe uma série de atividades de investigação, visando a verificar: a proposta teórico-metodológica da obra; a definição que a obra apresenta para as atividades de investigação e as orientações apresentadas para os professores sobre como executar as atividades de investigação propostas. Para fundamentar esta análise e constatar se há coerência entre a abordagem investigativa proposta na obra e a proposta na literatura, realizamos uma revisão da literatura sobre as atividades investigativas no ensino de Ciências,tendo como base alguns autores da Educação em Ciências Naturais como Gil Perez (1996); Lima(2000); Munford (2007); Castro (2008); Carvalho (2009); Sá (2009) e o material do curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). Como resultado, observamos que a situações-problema orienta e acompanha todo o processo de investigação, sendo que, ao professor, cabe o papel de questionador, passando de simples expositor a orientador do processo de ensino e ao engajamento dos estudantes para realizar as atividades, tanto por meio de práticas experimentais, de campo e de laboratório; de demonstração; de pesquisa; com filmes; de simulação de computador; com banco de dados; de avaliação de evidências. O trabalho permitiu perceber a importância da avaliação do livro didático para que os professores consigam escolher e utilizar livros com propostas inovadoras, em um ensino que valoriza a investigação, para proporcionar ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência.
Subject: Livros didáticos
Educação
Ciência  Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZGKL
Issue Date: 6-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_maria.pdf142.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.