Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRKGH
Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliação institucional na ETSUS/SE: diretrizes para o desenvolvimento das ações
Authors: Elaine dos Santos Lima
First Advisor: Alcione Bastos Rodrigues
First Referee: Luiz Carlos Brant
Abstract: A avaliação educacional está divida em avaliação interna também conceituada autoavaliação, e avaliação externa. A avaliação interna deve ser um processo continuo onde a instituição constrói o conhecimento sobre sua própria realidade, visando através de suas atividades a melhoria da qualidade educativa e de maior relevância social. EstaProposta de Intervenção a ser aplicada na Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe ETSUS/SE menciona a autoavaliaçao institucional como um processo sistematizado na medida em que é feita de forma planejada, porém sem reduzir-se a uma mera formalidade, mas utilizada como instrumento de gestão, para tomada de decisão. Porisso, enfatiza a necessidade de sistematizar, estruturar um processo avaliativo que na persecução da qualidade da educação, se insira no cotidiano do processo de trabalho como norteador das ações a serem desenvolvidas. Neste sentido, prioriza a atuação de todos os atores da instituição no processo avaliativo, objetivando transformar a práticapedagógica do seu cotidiano de trabalho. A metodologia utilizada procura firmar essa atuação que utilizando o método da abordagem da pesquisa-AÇÃO que oportuniza ao sujeito avaliar e ser avaliado numa construção coletiva, com perspectiva de transformação de sua realidade. Baseando-se no modelo de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior -SINAES, a proposta se desenvolve em três momentos: etapa de preparação, desenvolvimento e consolidação, com as respectivas atividades e ações pertinentes à sua concretização. Nessa afirmativa acreditamos que a Proposta aqui exposta norteando as ações pedagógicas e técnicas, contribuirá na melhoria da qualidade dos processos de trabalho da ETSUS/SE.
Abstract: Educational evaluation is divided into internal review also self-assessment, and reputable external evaluation. The internal review should be a continuous process where the institution build knowledge about your own reality, aiming through its activities to improve the quality of higher education and social relevance. This proposal of intervention to be applied in health technical school do SUS em Sergipe ETSUS/SEmention the institutional as a systematic process another self in that it is made of a planned, but not reduced to a mere formality, but used as a management tool for decision making, therefore emphasizes the need to systematize, organize an evaluation process that in pursuit of quality education, if enter in the daily working process as guide the actions to be developed. In this sense, gives priority to the activities of all actors of the institution in the evaluation process, aiming to transform the pedagogicalpractice of their daily lives. The methodology seeks to establish this practice that if using the method of the action research approach which gives the opportunity to evaluate and be evaluated on subject collective construction, with the perspective of transformation of its reality. Based on the evaluation model of Evaluation System of higher education (SINAES), the proposal develops in three moments: stage of the preparation, development and consolidation, with their relevant activities and actions to their realisation. In this statement we believe that the proposal exposed here guiding the pedagogical and technical actions, will contribute in the improvement of the quality of the work processes of the ETSUS/SE
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRKGH
Issue Date: 10-May-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elaine_dos_santos_lima__3_.pdf328.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.