Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3FS9
Type: Monografias de Especialização
Title: Trabalhando a educação ambiental com atividades investigativas
Authors: Amélia Esteves Ribeiro
First Advisor: Célio da Silveira Júnior
Abstract: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto realizado no decorrer do ano letivo de 2012, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, onde se trabalhou a Educação Ambiental utilizando atividades investigativas. O tema escolhido foi resíduos sólidos, por se tratar de um grave problema ambiental, seja pela intensa exploração dos recursos naturais, bem como pelos impactos negativos gerados pelo descarte inadequado destes resíduos. O projeto foi realizado em três etapas, sendo a primeira uma exploração sobre o tema escolhido, a segunda, a realização de diferentes atividades elaboradas pela professora e a terceira etapa foi uma investigação feita pelos alunos. Apenas a terceira etapa do projeto foi analisada, por se tratar de uma atividade investigativa aberta onde os alunos vivenciarem processos de investigação utilizando procedimentos que se assemelham aos adotados pelos cientistas. Para a execução desta atividade foram aplicados os conhecimentos adquiridos durante a realização das atividades anteriores. Com este projeto os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre as questões ambientais relacionadas aos resíduos sólidos de forma contextualizada com o conteúdo de química apresentado durante o ano letivo, além de adquirir novas habilitadas e atitudes.
Subject: Residuos
Educação ambiental
Ciência  Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3FS9
Issue Date: 23-Feb-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação / EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_am_lia_esteves_ribeiro.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.